Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Água micelar: como funciona produto que tira impurezas sem agredir a pele

Tecnologia micelar é multifuncional e pode ser usada em diversos momentos, tanto para o preparo quanto para a limpeza cutânea

Por Luana Pazutti
25 nov 2024, 16h30
agua-micelar-beneficios
Água micelar não precisa ser usada só para remover maquiagem (Freepik/Freepik)
Continua após publicidade

E, se existisse um produto capaz de eliminar as impurezas da pele, sem a necessidade de esfregar ou enxaguar? Pois bem, ele existe e se chama água micelar. Famoso entre os amantes de maquiagem, esse trunfo da beleza francesa é um grande aliado para a limpeza facial de todos os tipos de pele.

Composto por partículas chamadas de micelas, ele se destaca por impulsionar a hidratação e reduzir a oleosidade cutânea. Tudo isso, sem causar irritabilidade ou sensibilidade. Nos últimos anos, a tecnologia micelar foi incorporada em sabonetes corporais e cremes capilares.

O que é a água micelar?

Cada vez mais popular entre maquiadores e influenciadores, a água micelar é um produto de limpeza facial elaborado à base de água purificada. O composto contém ativos hidratantes, incluindo xilitol, glicerina e surfactante, que juntos formam as micelas.

Ao penetrarem profundamente os poros, essas partículas, solúveis em óleo e água, atraem as impurezas como se fossem um ímã. Tudo isso, sem irritar a pele — nem mesmo os tipos mais sensíveis — e sem a necessidade de enxágue.

Para que serve a água micelar?

Engana-se quem pensa que a água micelar desempenha somente a função de demaquilante. Pelo contrário, trata-se de um produto multifuncional, capaz não apenas de remover os resíduos de maquiagem, mas também de potencializar a hidratação e controlar a oleosidade.

Essa solução funciona como um desobstrutor de poros, higienizando e evitando inflamações que possam vir a se tornar cravos ou espinhas. O potencial hidratante, por outro lado, tem relação com a sua capacidade de reter a umidade da pele, tonificando-a. Portanto, o produto é muito utilizado em diferentes partes da rotina de cuidados faciais.

Continua após a publicidade

+Leia também: ABC do skincare: as substâncias mais recomendadas para cuidar da pele

Recentemente, a tecnologia micelar passou a ser utilizada também em sabonetes líquidos corporais e produtos capilares. Nos cabelos, o princípio segue o mesmo: limpar profundamente, sem danificar a hidratação natural das cutículas.

Quais são os benefícios da água micelar?

O principal benefício da água micelar está atrelado ao seu potencial de limpeza e preservação do equilíbrio fisiológico epitelial.

O produto pode ser utilizado em todos os tipos de pele, incluindo as sensíveis, secas e, até mesmo, com rosácea. Como já vimos acima, além de remover as impurezas e resíduos, as micelas intensificam a hidratação, minimizam a oleosidade e preservam a barreira protetora da pele.

Quando se trata de cuidados capilares, a água micelar também é benéfica. Além de contribuir para a limpeza e hidratação, o produto auxilia na promoção de maciez e brilho. Essa é uma aliada principalmente para quem lava os cabelos diariamente.

Continua após a publicidade

Como inserir a água micelar na rotina?

Para quem opta por utilizar a água micelar como removedor de maquiagem, poucas gotas em um pedaço de algodão já bastam. Não é necessário esfregar nem enxaguar. Mesmo sem maquiagem, vale utilizar o produto antes de dormir para remover as impurezas do cotidiano.

Essa, contudo, não é a sua única finalidade. Ela pode ser utilizada em qualquer momento do dia, preparando a pele para receber, por exemplo, um protetor solar, um sérum ou um creme hidratante.

Cuidados especiais com a água micelar

Embora não possua contraindicações ou riscos, a água micelar exige cuidados. Assim como os demais procedimentos de limpeza facial, o uso do produto não deve passar de três vezes por dia para evitar qualquer efeito rebote. Caso contrário, as células epiteliais podem intensificar a produção de oleosidade para repôr o que foi perdido.

Outra recomendação é se atentar à composição do produto. Algumas marcas podem adicionar ativos potencialmente alergênicos à fórmula. Por isso, vale consultar um médico dermatologista para verificar qual é a melhor opção para o seu tipo de pele.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.