Casos de lombalgia entre os parentes devem ligar o sinal de alerta. Dá até para marcar uma consulta com o objetivo de evitar as dores no futuro.
Histórico familiar
A obesidade sobrecarrega músculos, tendões, ligamentos, cartilagens e outras estruturas da espinha dorsal. Aí o risco de dor nas costas aumenta.
Excesso de peso
Quer dizer que o cigarro causa até dores nas costas?! Pois é: o ato de fumar gera uma inflamação que pode disparar incômodos.
Tabagismo
Foto: Dercilio
A falta de exercícios enfraquece diferentes estruturas do corpo que sustentam as vértebras. Isso reduz o nosso amortecimento natual de impacto e afeta a postura.
Sedentarismo
A relação entre doenças psiquiátricas e dores nas costas existe, mas não está bem explicada. Acredita-se que elas afetem substâncias analgésicas naturais do organismo.
Depressão
Ilustração: Alê Kalko
Quem passa várias horas sentado no escritório sobrecarrega a coluna. Quem fica o dia inteiro em pé pegando pesado em serviços braçais também.
Trabalho demais
Câncer, problemas reumatológicos, enfermidades crônicas e traumas podem deflagrar lombalgias.
Doenças
Para prevenir que as pontadas apareçam, não fique muito tempo parado. Faça atividade física regularmente e fuja das longas horas sentado.
Como resolver
Foto: iStock
Fique atento à postura e faça pequenos ajustes no ambiente de trabalho, com ajuste de mesa e cadeira, por exemplo.
Como resolver
Tente reservar momentos para atividades relaxantes e durma o suficiente para não acordar cansado.