Em pleno 2023, os amantes de sorvete ainda são julgados por consumirem a delícia no frio! Ainda mais por ser uma época de disseminação de viroses respiratórias.
Mas a ciência já cravou: sorvete no frio não faz mal, e pode até aliviar a dor de garganta em alguns casos.
“Antigamente se achava que sorvete, leite, iogurte e derivados faziam a pessoa doente ter mais catarro, piorando resfriado ou dor de garganta. Mas isso é mito. Estudos já mostraram que essa associação não existe, e que o sorvete pode até ajudar a aliviar alguns sintomas”, conta o médico Braian Sousa, da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
E há até um consenso entre os experts: tanto o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) quanto o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS) orientam que chupar picolés ou cubos de gelo é uma boa para aliviar a dor de garganta. “O que causa o problema é um micro-organismo, não algo gelado”, ressalta Sousa.
Para quem é friorento, tomar sorvete no inverno pode, sim, causar desconforto térmico. Mas isso não causa resfriado!
+Leia Também: Afinal, tomar banho de chuva causa gripe ou resfriado?
Entenda os diferentes tipos de sorvete
+Leia Também: Sorbet, um tipo de sorvete que pode ser muito saudável; veja como fazer
Tire duas dúvidas sobre sorvetes
Há muito mais crença popular que ciência no senso comum divulgado sobre esse alimento
Sorvete piora a dor de garganta?
Não, e pode até ajudar a melhorar os sintomas em casos de inflamação. Mas esse benefício não se aplica à infecção em si. Mesmo assim, já está certo que mal não faz.
Baixa a imunidade no frio?
É lenda urbana: não existe conexão direta entre tomar sorvete no frio e contrair gripes ou resfriados. Seu consumo não influi dessa forma no sistema imunológico.
Sorvete engorda?
Se consumido em excesso, sim, principalmente se for uma versão mais calórica, como sorvete de massa ou picolés industriais. Mas vale a máxima: com moderação, tudo pode.
Não é nutritivo?
O consumo de sorvete não vai substituir outros alimentos. Ele foi feito para o paladar — não para nutrir. Porém, os mais naturais podem conter vitaminas das frutas de origem.
É proibido para quem tem diabetes?
Não, mas maneirar é prudente por causa do açúcar. Hoje existem opções dietéticas que levam adoçantes e são mais recomendadas para quem precisa controlar a glicemia.