Salada de frutas: como conservar do jeito certo
Essa sobremesa requer cuidado redobrado, já que as frutas estragam mais rápido quando cortadas (mas nem sempre no mesmo ritmo!)

A salada de frutas é uma sobremesa fácil de fazer e relativamente barata, dependendo do que você incluir na receita. Só que ela exige cuidados extras para o armazenamento, já que as frutas têm tempos de vida diferentes.
Em geral, desde que bem refrigerada, estudos indicam que a salada de frutas costuma estar segura para o consumo por até quatro dias. Mas, por se tratar de um produto natural, não é uma fórmula exata: a validade depende dos ingredientes e se houve alguma contaminação durante o preparo e embalagem.
Em qualquer cenário, a salada de frutas dura menos do que a fruta intacta. Isso porque o corte expõe a parte interna do alimento, o que favorece o crescimento microbiano e a ação de enzimas, que são responsáveis, por exemplo, por escurecer as frutas, mudando sua textura.
+Leia também: O que ocorre numa intoxicação alimentar?
Certas frutas estragam mais rápido que outras
No contexto brasileiro, as frutas mais frequentemente utilizadas para produção de salada de frutas incluem banana, laranja, maçã, mamão, abacaxi e manga. Nem todas elas têm a mesma durabilidade, e isso deve ser levado em conta na hora de planejar e preparar o prato.
Em geral, frutas com caroço, como ameixa e pêssego, são as que estragam mais facilmente, assim como os morangos. Esses últimos, embora não sejam tão comuns na salada de frutas, mofam muito fácil. Se o exterior estiver esbranquiçado, já sabe: pode descartá-los.
Já o abacaxi, banana, mamão e laranja têm uma durabilidade um pouco maior. Maçã e pera costumam ser as frutas que duram mais.
Mas, em uma salada de frutas, basta que um dos itens esteja estragado para contaminar os demais, mesmo que eles em teoria tivessem uma validade mais longa.
Esses produtos têm temperaturas ideais de conservação diferentes: entre 10 °C e 14 °C para banana, mamão e manga. Para laranjas e tangerinas, entre 3 °C e 8 °C. Já maçãs, peras, pêssegos, uvas e morangos, o ideal é entre 0 °C a 1 °C. Na salada como um todo, a temperatura de uma geladeira comum (4 °C) deve bastar.
Como saber se está estragado
Para a salada de frutas já pronta e comprada em supermercados, não existem muitos métodos de controle antes de abrir a embalagem além de observar se há bolor visível.
Mas, se estiverem estragadas, as frutas deixam de ser palatáveis antes mesmo do bolor aparecer. Nesse caso, indicadores como odor, textura e firmeza das frutas são os maiores aliados antes de colocá-las na boca. Além do cheiro característico de fruta velha, fique atento a aromas alcoólicos.
Caso a salada seja feita em casa, certifique-se de higienizar todos os utensílios para o corte, bem como o local de preparo, e não deixe de lavar a própria fruta. Depois, conserve em geladeira. Acrescentar um suco ácido à receita pode retardar o processo de escurecimento das frutas.
Se tiver qualquer dúvida sobre a qualidade da salada de frutas, evite consumi-la. Qualquer sinal de que algo está errado pode abrir margem para contaminação por microrganismos, incluindo coliformes e salmonella.