Panelas metálicas fazem mal à saúde?
Especulações sobre esse utensílio comum na cozinha assustam os consumidores, mas não são reais
Você já ouviu falar que panelas podem liberar resíduos e contaminar os alimentos? Pois é, o assunto volta e meia vem à tona e, recentemente, aqueceu as redes sociais. A acusação era de que os tipos metálicos não seriam seguros. Ocorre que a afirmação carece de comprovação científica.
“Utensílios que entram em contato com alimentos precisam de uma certificação rígida do Inmetro, e não há nenhum estudo robusto que justifique mudanças nas panelas aprovadas atualmente”, esclarece a nutricionista Beatriz Tenuta, autora do livro Negócios com Comida — Orientações Técnicas para Pequenos Empreendedores (Senac).
Segundo ela, também docente do Centro Universitário São Camilo, na capital paulista, a maior diferença entre os materiais autorizados é o tempo de transferência de calor para os alimentos, o que pode alterar o período de cocção.
Então tenha cuidado mesmo quando for trocar de panela… Mas para não queimar a comida no fogão.
+Leia também: Receita científica contra o bafo de alho!
As características dos principais tipos de panela
Inox
Esquentam rápido e distribuem bem o calor. Atenção com frituras a óleo para evitar acidentes, já que ficam quentes com facilidade. São resistentes a corrosão, ferrugem e desgaste diário.
Alumínio
São as panelas mais comuns em grandes cozinhas industriais por terem bom custo-benefício, serem leves, fáceis de limpar e eficientes, pois ganham temperatura rápido.
Ferro fundido
Por alcançarem e reterem altas temperaturas, são ideais para fazer caldos e sopas. Mas são utensílios pesados e exigem trabalho na limpeza e na secagem para evitar ferrugem.
Cerâmica ou barro
Bonitas e versáteis, podem ser levadas ao forno ou à mesa como travessas. Demoram um pouco mais para esquentar, mas também retêm muito bem a temperatura.
Pedra-sabão
Naturalmente antiaderentes — o que ajuda na limpeza —, demoram mais para aquecer e esfriar. Além disso, são pesadas e mais indicadas para uso em fogão à lenha.
Vidro
São bonitas e elegantes, fáceis de limpar, aquecem rápido e permitem a visualização do alimento cozinhando. Mas demandam manuseio cuidadoso, porque quebram em caso de queda.
+Leia também: Eu marmito, tu marmitas, ele marmita: o hábito pegou
Atenção: Jamais use panelas só de cobre! Segundo pesquisas, o mineral pode causar danos renais e lesões cerebrais. Por isso elas não são aprovadas pelo Inmetro no país.