Levedo de cerveja: quais os benefícios e como inserir na rotina
Fermento natural associado à fabricação da bebida também é consumido como suplemento por ser rico em proteínas, fibras, vitaminas e minerais

O levedo (ou levedura) de cerveja é um tipo de fermento natural que também tem sido muito utilizado como suplemento alimentar. Além de fibras, vitaminas, uma boa quantidade de proteínas e um potencial probiótico, ele também é uma opção para quem precisa perder de peso, já que o levedo propicia a saciedade — mas não faz milagre, importante destacar.
O levedo de cerveja é composto pelo fungo inativado da espécie Saccharomyces cerevisiae, que fermenta diferentes tipos de cereais — não somente a cevada, mas também trigo e arroz, por exemplo.
+Leia também: A redescoberta dos fungos
Quais os benefícios do levedo de cerveja?
O levedo de cerveja é uma boa fonte de diferentes tipos de nutrientes benéficos para o organismo. As fibras presentes no suplemento são aliadas da saúde digestiva, prevenindo casos de prisão de ventre, assim como o seu potencial probiótico é positivo para a microbiota intestinal, desde que o uso seja feito com moderação.
A levedura também conta com vitaminas do complexo B, importantes para o funcionamento do corpo e para a saúde imunológica, além de minerais. Um dos destaques é a presença de cromo, mineral associado à regulação dos níveis de açúcar no sangue, algo importante para pessoas com diabetes.
Presentes em boa contagem, as proteínas, combinadas às fibras, tornam o levedo uma opção útil para pessoas que estão em dietas focadas na perda de peso e no aumento de massa muscular. Ela contribui para aumentar a saciedade, o que reduz a vontade de fazer refeições maiores, e os níveis de proteína se assemelham aos de alguns tipos de carne: cerca de 20 a 22 gramas do nutriente a cada 100 gramas da levedura.
Como usar o levedo de cerveja
Geralmente vendida em pó, a levedura costuma ser misturada a algum alimento líquido ou cremoso consumido ao longo do dia, como sucos ou iogurtes. Ela também pode ser usada na preparação de pães, por exemplo.
Também é possível encontrar a levedura em cápsulas, como um suplemento que deve ser utilizado junto com as refeições ao longo do dia.
A frequência e quantidade de levedo a ser utilizada deve ser definida conforme orientação de um profissional de saúde especializado em nutrição, considerando as necessidades específicas da pessoa e fatores como peso, idade e altura.
Cuidados com o consumo
O levedo de cerveja é contraindicado para pessoas celíacas ou com intolerância ao glúten. Grávidas e lactantes também devem evitar, assim como crianças pequenas. Mesmo quando não houver contraindicação prévia, qualquer reação alérgica após o uso da levedura também é sinal para interromper imediatamente o consumo e procurar ajuda médica.
Sempre consulte um profissional antes de inserir um suplemento ou alimento novo na rotina.