As frutas vermelhas estão sempre na linha de frente quando o assunto é aumentar a dose de antioxidantes em sua dieta. Com opções variadas e de consumo rápido, elas são parceiras de quem está em busca de uma dieta mais saudável.
Vale destacar que, quando se fala em frutas vermelhas, entram também tons assemelhados, como as roxas. É um grupo que inclui sobretudo aquelas que em inglês têm o nome terminado em berry (como o mirtilo/blueberry), mas não apenas elas. Entram nessa lista também opções tipicamente brasileiras, como a acerola.
+Leia também: Mais cascas no prato: não desperdice os antioxidantes dos vegetais
Propriedade antioxidante é estrela das frutas vermelhas (e roxas)
A importância de alimentos com função antioxidante é atestada por diversos estudos, com base em um princípio fundamental de nosso organismo: quando os nutrientes são convertidos em energia, há uma queima de oxigênio — consequentemente, ocorre uma oxidação.
Esse processo libera radicais livres, moléculas potencialmente nocivos ao nosso corpo. Em condições normais, eles são combatidos pelo próprio organismo, mas uma série de fatores — do fumo ao estresse — pode prejudicar esse processo.
Antioxidantes dão uma força a mais contra esses malfeitores naturais.
+Leia também: Você sabe o que são antioxidantes e como eles defendem nosso corpo?
Isso ajuda a frear o processo de envelhecimento e doenças associadas a ele, inclusive problemas neurodegenerativos como demência, além de problemas cardíacos e outras doenças crônicas. É claro: as frutas vermelhas, sozinhas, não vão impedir que uma doença apareça, mas fazem parte dos hábitos saudáveis que reduzem seus riscos no longo prazo.
Outros benefícios das frutas vermelhas
Além das funções antioxidantes, as frutas vermelhas são importantíssimas para a saúde de modo geral, contendo vitaminas do complexo B e minerais como cálcio e magnésio. Também úteis contra os problemas causados pelo envelhecimento, inclusive a formação de cânceres, esses alimentos são ainda anti-inflamatórios.
Outra grande responsável por tantas vantagens, inclusive um empurrãozinho a mais para o bom funcionamento do sistema imunológico, é a vitamina C, abundante em boa parte das frutas desse grupo. É o caso da já citada acerola, campeã no quesito, que chega a ter cem vezes mais o nutriente do que a laranja, famosa por essa vitamina.
Além disso, são fontes de fibras, o que ajuda no bom funcionamento do intestino, e têm poucas calorias, sendo opções para colocar uma dose de sabor em dietas que buscam o emagrecimento.
Opções de frutas vermelhas para inserir na dieta
As frutas vermelhas costumam ser incluídas em receitas de doces e geleias, mas esses preparados podem “anular” os benefícios, ao adicionar calor, açúcar e gorduras. A melhor maneira de garantir o máximo de nutrientes é consumi-las in natura.
As mais recomendadas para isso são:
- Acerola
- Amora
- Cereja
- Framboesa
- Morango
- Mirtilo