Enjoo, depressão… Veja 5 sintomas de que a vitamina B12 está baixa
O problema é frequente entre idosos, vegetarianos e pessoas com problemas de absorção gástrica
A vitamina B12 está presente na síntese do material genético das células e na formação dos glóbulos vermelhos no sangue. Também chamada de cobalamina, a B12 é absorvida na última parte do intestino delgado e permanece armazenada no fígado até ser necessária.
A principal fonte de vitamina B12 são os alimentos de origem animal, como carnes (bovinas, suínas, de aves e peixes), ovos e laticínios. Por isso, pessoas com dietas alternativas como os vegetarianos e especialmente os veganos podem vir a manifestar problemas causados pela sua deficiência e, com frequência, precisam suplementá-la.
Outros fatores podem levar um indivíduo a desenvolver o déficit, como a má absorção do nutriente e o uso de certos medicamentos. Entenda a seguir quais são os principais sintomas e causas para eles.
+Leia também: Vitamina B12: para que serve e principais benefícios
1. Anemia
A deficiência de vitamina B12 provoca as anemias do tipo megaloblásticas, também associadas à deficiência do ácido fólico, a vitamina B9.
Um dos subtipos da doença é a anemia perniciosa, uma doença na qual o corpo fica incapaz de produzir a proteína conhecida como fator intrínseco. Sem ela, o intestino também não consegue absorver a vitamina B12, interferindo na produção de glóbulos vermelhos.
Os indícios da doença se manifestam com cansaço excessivo, fraqueza, fadiga, palidez da pele e tontura.
2. Espasmos e formigamento
A falta da vitamina B12 prejudica a produção da mielina, substância responsável por encapar e proteger as fibras nervosas. Por isso, a falta da vitamina B12 pode provocar uma degeneração progressiva no sistema nervoso.
Os primeiros sinais são de fraqueza, espasmos e formigamento. Com o avanço do problema, os pacientes podem vir a dessensibilizar e perder o movimento nos membros superiores e inferiores.
3. Depressão e demência
Os problemas neurológicos decorrentes da deficiência de vitamina B12 acontecem devido a danos progressivos no sistema nervoso. Além da vulnerabilidade dos nervos, esses danos podem acontecer graças à hiperhomocisteinemia, uma síndrome que causa a elevação da homocisteína, aminoácido que causa estresse oxidativo nos tecidos do organismo.
Esse processo de degradação das células pode danificar tecidos do endotélio vascular, aumentando o risco de doenças cardiovasculares e neurológicas.
+Leia também: Multivitamínicos: suplementos são essenciais ou supérfluos?
4. Enjoo e perda de peso abrupta
Nessa situação de carência, podem haver alterações do funcionamento do intestino, como enjoos, perda de peso e problemas inflamatórios.
Quando a vitamina ligada aos alimentos é liberada no estômago, as enzimas do pâncreas dividem o complexo B12 no intestino delgado, onde o fator intrínseco se junta às vitaminas para a absorção delas no chamado íleo terminal. Problemas intestinais podem prejudicar todo esse processo, atrapalhando na absorção da vitamina B12.
5. Icterícia e palidez
A icterícia ocorre quando há acúmulo de bilirrubina no sangue, um pigmento amarelado liberado no organismo quando os glóbulos vermelhos se desintegram. Nessa situação, a pele e os olhos podem adquirir uma coloração amarelada.
A destruição dessas células está altamente condicionada à falta da vitamina B12, já que ela é responsável pela produção dos glóbulos que dão a cor vermelha característica do sangue.