Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Da polpa à casca: conheça os benefícios do cajá

Fruta típica das regiões Norte e Nordeste é rica em fibras e vitaminas. Saiba mais sobre suas propriedades e como incluir na alimentação

Por Clarice Sena
23 jul 2024, 17h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Você lembra da canção Morena Tropicana, de Alceu Valença? Nela, o cantor fala sobre um beijo travoso, de umbu, cajá. Tão forte como a paixão relatada na música é justamente o gosto do cajá, conhecido pela sua acidez e amargor.

    O cajá é o fruto da cajazeira (Spondias mombin L.), uma árvore da família das Anacardiáceas. Esse grupo compreende cerca de 17 espécies responsáveis por outras frutas similares como a cajarana, a ciriguela (ou seriguela) e o umbu.

    A colheita varia de acordo com o estado e geralmente ocorre entre fevereiro a maio na Bahia e entre maio e junho na Paraíba. O fruto tem uma cor que varia do amarelo ao alaranjado e uma casca fina e lisa. A parte mais aproveitada é a polpa, bastante suculenta e proveitosa em diversas receitas.

    +Leia também: Frutas nativas são bem-vindas à nossa flora

    Quais são  as propriedades do cajá?

    O cajá é rico em fibras, importante para a saúde do intestino. Também é uma ótima fonte de fósforo, ferro e cálcio, ajudando a prevenir doenças como a osteoporose e a anemia. Ele ainda contém as vitaminas A e C, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

    Tanto o extrato do cajá quanto as suas folhas são ricos em ácido clorogênico e ácido elágico, compostos fenólicos com propriedades antioxidantes. Associado a este último, o ácido gálico também ajuda a proteger a mucosa gástrica.

    Continua após a publicidade

    Como incluir o cajá na alimentação?

    Pelo seu forte sabor ácido, é difícil consumir o cajá in natura (o que é sempre ideal). Contudo, a fruta é amplamente aproveitada em suco, néctar, sorvetes e geleias. Pode ser utilizado no preparo de várias sobremesas, como na forma de doce tradicional, com água e açúcar, incluindo um creme.

    O sorvete de cajá vai bem com uma calda doce, realçando sabores cítricos. Da mesma forma, pode ser utilizado na preparação de molhos para consumir com carnes brancas e outros pratos leves.

    Lembre-se, no entanto, que muitos preparados doces podem acabar “anulando” os benefícios da fruta em função da adição de açúcares e gorduras. Nesses casos, você está aproveitando mais o sabor do que as vantagens nutricionais.

    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.