Conexão: você já parou de comer leite, trigo, ovo ou açúcar?
Perguntamos aos nossos internautas se eles já cortaram da dieta alimentos frequentemente difamados na internet
No mural dos leitores, destacado abaixo do gráfico, mostramos comentários recebidos em um post no nosso Instagram sobre a matéria Tribunal da Comida, capa da última edição.
Abaixo, as respostas dos leitores à enquete do mês, que também fala sobre isso. A reportagem critica, à luz das evidências científicas, a condenação irrestrita de certos alimentos. Nas redes sociais, profissionais e influencers afirmam que itens como leite e trigo inflamam, engordam, causam doenças e, portanto, seriam grandes vilões.
Só que não é bem assim. O leite, por exemplo, é nossa principal fonte de cálcio e só faz mal a quem tem intolerância à lactose ou alergia. Pelos resultados da enquete, nossos leitores parecem estar atentos à desinformação, ao contrário da posição dos seguidores online.
A maioria dos respondentes nunca excluiu nenhum desses alimentos do cardápio. Bom para eles. Hoje se sabe que o terrorismo nutricional faz mais mal à saúde do que qualquer ingrediente isolado.
Palavra do leitor
Que tristeza de matéria! Várias pesquisas mostram o quanto esse leite vendido em caixas cheias de conservantes químicos faz mal para a saúde humana. Não é só isso: e as vacas e os bezerros que são as engrenagens de uma indústria terrível?
Comentário via Instagram*, em postagem sobre o leite
Matéria de indústria! Já somos inteligentes o suficiente para não acreditar em tudo que publicam. Não precisa de pesquisa de milhões e publicações de milhões, somente fazer o teste e excluir da alimentação e realizar os exames. Pronto falei!
Mensagem via Instagram, na mesma postagem
Você não é bezerro. O ser humano não tem a mesma estrutura fisiológica do bezerro. Logo, leite inflama o intestino, aumenta sinusite, rinite, dermatite, flatulência, constipação e/ou diarreia.
Texto via Instagram, na mesma postagem
* Optamos por preservar a identidade dos seguidores. Em que pesem as críticas ao modelo de criação animal, os comentários não têm respaldo científico, e são exemplos de como a desinformação sobre nutrição está disseminada nas redes, com muitos adeptos.
Repórteres de VEJA SAÚDE viram colunistas no portal
O leitor já deve ter se deparado com os nomes de Lucas Rocha e Ingrid Luisa assinando matérias por aqui. Pois agora eles se dedicarão a mais uma empreitada: além das reportagens, cada um terá uma coluna no site de VEJA SAÚDE.
Rocha passa a escrever no espaço Plural & Singular, onde aprofunda temas em alta nas redes sociais, com foco especial em sexo, diversidade, saúde mental e comportamento. Em sua estreia, conta a história de um coletivo de corrida criado por e para pessoas negras, pensando em promover inclusão pelo esporte. E já tem mais textos instigantes na esteira.
Já Ingrid conduzirá o Beleza sem Filtro, blog em que trará temas quentes sobre autoestima, estética e dermatologia. Lá você poderá conferir resenhas de novos produtos, tendências e esclarecimentos sobre polêmicas envolvendo procedimentos estéticos. O primeiro texto é sobre protetores solares para quem não gosta de passar protetor.
Fique de olho no nosso portal e nas redes para aproveitar os conteúdos.
Assine nossa newsletter
Toda segunda-feira, a equipe de VEJA SAÚDE envia gratuitamente por e-mail uma curadoria dos principais conteúdos publicados na última semana.
Nossa newsletter inclui um giro sobre notícias relevantes, como doenças emergentes ou novidades em tratamentos, e também reportagens especiais sobre medicina, nutrição, atividade física, saúde mental, entre outros temas.
Para assinar, coloque seu e-mail no quadro abaixo:
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp