saudeLOGO Created with Sketch.

Como vencer a desnutrição entre os acamados

Nova revisão de estudos aponta essa condição como um dos principais desafios de saúde pública

Grande parte dos brasileiros hospitalizados ou em tratamento domiciliar está desnutrida. “Hoje o perfil mudou, mas, com o aumento da expectativa de vida, vemos mais pessoas nessa situação”, diz o nutrólogo Dan Waitzberg, à frente do Inquérito Brasileiro de Avaliação Nutricional Hospitalar, que considerou 49 estudos, de 18 países.

A desnutrição nem sempre é identificada na triagem antes da internação  não raro, é mascarada até pelo excesso de peso. Sem o diagnóstico, a pessoa com déficit de nutrientes que passa por cirurgia ou outros procedimentos acaba correndo maior risco de complicações.

“É hora de chamar a atenção para a importância da avaliação nutricional nos hospitais e ambulatórios”, convoca Waitzberg, diretor do Ganep Nutrição Humana. “Para mudar esse panorama, é preciso fornecer suplementação antes e depois das intervenções, com continuidade inclusive após a alta”, completa.

 (Foto: Masanyanka/iStock)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s