Chá de folha de manga: saiba se ele realmente traz benefícios à saúde
Receita tradicional contra diabetes e obesidade, essa infusão não tem testes suficientes em seres humanos para comprovar as promessas

A manga é uma fruta muito famosa e procurada pelo seu sabor. Por outro lado, o uso de suas folhas é bem menos corriqueiro. Mas, nos lugares em que também são apreciadas, elas costumam aparecer no chá de folha de manga, uma infusão utilizada como um remédio caseiro para algumas condições de saúde.
Preparada com a folha da mangueira — a planta da espécie Mangifera indica, que tem a manga como fruto —, essa bebida costumam ser associada a benefícios no controle do peso e até no combate ao diabetes.
Mas será que essas promessas se confirmam na prática? Veja o que a ciência atual sabe sobre esse chá.
+ Leia também: Os benefícios da manga para a saúde
Benefícios do chá de folha de manga
Em primeiro lugar, é importante deixar claro que os estudos vêm focando nas próprias folhas da manga e nos compostos existentes nela, não necessariamente no chazinho que você faz em casa. Por isso, todos os benefícios devem ser entendidos como um potencial oferecido pela folha, mas não uma certeza de que essa vantagem realmente está presente de forma significativa na infusão.
Pesquisadores apontam que a folha conta com polifenóis com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Uma das estrelas nessa seara é a mangiferina, um composto fenólico encontrado na manga que é estudado por seu potencial de ajudar no combate aos radicais livres, reduzindo o risco de desenvolvimento de doenças crônicas, problemas associados ao envelhecimento e outras complicações de saúde no longo prazo.
Extratos obtidos a partir da folha de manga também demonstraram – sempre em estudos com animais – dois potenciais que são tipicamente associados ao chá na cultura popular: o controle dos níveis de açúcar e triglicerídeos no sangue (fatores interessantes para o manejo do diabetes) e a inibição do acúmulo de gordura nas células (uma possível vantagem no enfrentamento à obesidade).
Limitações e cuidados
Nada do que você leu acima, porém, foi efetivamente testado em humanos. E grande parte dos benefícios mais interessantes é obtida a partir de extratos das substâncias encontradas nas folhas, muito mais concentrados do que aquilo que você encontra em uma infusão simples feita em casa.
Ou seja: não há evidências científicas robustas de que o chá da folha de manga cumpra essas promessas todas, nem certeza de quais doses seriam necessárias (ou seguras) para isso se concretizar em um cenário que não envolva ratos de laboratório.
Sim, as folhas da manga são cheias de compostos de interesse científico que podem ser isolados e convertidos em medicamentos ou suplementos no futuro, mas, para o chá, qualquer vantagem em potencial é bem mais modesta.
Antes de inserir um novo tipo de chá na rotina, também vale discutir com seu médico possíveis contraindicações. De modo geral, gestantes e lactantes devem evitar chás que não têm perfil de segurança adequadamente testado nessas situações, como é o caso da folha de manga.