Dia das Mães: Assine a partir de 10,99/mês

Carqueja: quais os benefícios e como usar o chá

Planta é tão abundante que pode ser encontrada até em terrenos baldios. Mas, embora possa trazer alguns benefícios à saúde, deve ser consumida com cuidado

Por Maurício Brum
19 jan 2025, 08h00
carqueja-baccharis-trimera-planta-cha
Efeito diurético da planta exige atenção (Mateus Hidalgo/CC BY-SA 2.5 br/Wikimedia Commons)
Continua após publicidade

Encontrada facilmente em áreas verdes, a carqueja é uma planta tradicionalmente utilizada como um remédio caseiro para diferentes moléstias. O consumo clássico é na forma de infusão, no popular chá de carqueja.

A planta, da espécie Baccharis trimera, tem compostos com propriedades diuréticas e anti-inflamatórias, o que a torna uma aliada de pessoas com hipertensão e diabetes. É importante observar que a planta não cura nenhuma doença, mas seus benefícios – desde que o chá seja consumido com moderação – podem ajudar no manejo de algumas condições e alívio dos sintomas associados a elas.

Benefícios da carqueja

Como ocorre com outras plantas, a carqueja é rica em flavonoides, o que gera um potencial antioxidante e anti-inflamatório no organismo. Essas substâncias são importantes para o bom funcionamento do corpo ao combater os radicais livres, associados ao desenvolvimento de doenças crônicas e cânceres no longo prazo.

+Leia também: Você sabe o que são antioxidantes e como eles defendem nosso corpo?

A presença de flavonoides também é associada a benefícios hepatoprotetores (isto é, ajudam na saúde do fígado) e no controle da glicemia, tornando-a uma opção para diabéticos.

O uso da carqueja com fins medicinais, porém, deve ser sempre feito com o acompanhamento de um profissional de saúde. O uso excessivo pode levar a quadros de hipoglicemia e hipotensão, especialmente em pessoas que já fazem uso de algum medicamento para tratar diabetes e pressão alta.

Continua após a publicidade

Já o efeito diurético da carqueja, embora seja um aliado contra a retenção de líquidos, pode levar a episódios de desidratação, sobretudo em idosos. Vale ressaltar, ainda, que a carqueja não promove o emagrecimento – o chá costuma ser citado em listas de produtos que ajudam a perder peso, mas se trata de um efeito passageiro associado à perda de líquidos, sem qualquer influência na eliminação de gordura.

Como fazer o chá de carqueja (e quais as contraindicações)

A infusão é feita com as hastes da carqueja. Recomenda-se usar duas colheres de sopa da planta para cada litro de água fervente. Faça a infusão por 8 a 10 minutos, coe e sirva ainda quente. Evite consumir mais que duas xícaras por dia.

Além dos cuidados já citados – idosos e pessoas que fazem usos de medicamentos de uso contínuo -, a carqueja também tem contraindicação absoluta para gestantes. Lactantes e crianças também devem evitar preparados com a planta.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.