Clique e assine VEJA SAÚDE por R$ 6,90/mês

As origens da rica culinária brasileira

Em 13 capítulos, série revela as histórias, os ingredientes e as diversas influências por trás da cozinha nacional

Por André Biernath - Atualizado em 17 jul 2020, 19h56 - Publicado em 25 jul 2020, 09h00

Disponibilizada pela Amazon Prime, serviço de vídeos online sob demanda, a série História da Alimentação no Brasil é baseada no livro homônimo (clique para comprar) do antropólogo Luís da Câmara Cascudo (1898-1986). A atração, dirigida por Eugenio Puppo, reúne mais de 400 horas de gravações e entrevistas para contar as origens de alguns ingredientes essenciais da nossa culinária, como a mandioca, o milho, a banana e o coco.

Há também espaço para os pratos típicos, caso de churrasco e cuscuz. Os episódios mostram como esses alimentos ficaram onipresentes nos lares brasileiros e, mais do que isso, foram capazes de criar tradições entre indígenas, africanos e europeus ainda celebradas nas festas do Norte ao Sul do país até hoje.

Para assinar a Amazon Prime, clique aqui.

O desbravador dos pratos

Câmara Cascudo foi o mais importante pesquisador da alimentação brasileira. Confira trechos que ele escreveu sobre três ingredientes abordados na nova série:

Mandioca, a rainha do Brasil
“[Os portugueses] afirmavam, unânimes, ser aquela raiz o alimento regular, obrigatório, indispensável aos nativos e europeus recém-vindos. Pão da terra em sua legitimidade funcional. Saboroso, fácil digestão, substancial.”

Continua após a publicidade

Verde milho, doce milho
“O milho era uma presença na alimentação indígena […] e o milharal é um documento do trabalho humano, porque essa gramínea só se reproduz semeando-se. Acompanha o homem prestando-lhe um auxílio generoso.”

O caso das bananas
“A fruta mais popular no Brasil é a banana. Crua, assada, cozida; com açúcar, canela, doce em calda e a bananada, compacta; assada, com queijo, cartola; farinha para crianças; mingau, tortas. Com mel. Licor.”

Ficha técnica

História da Alimentação no Brasil

Direção: Eugenio Puppo

Número de episódios: 13 (com 26 minutos cada um)

Onde assistir: Disponível no serviço de streaming Amazon Prime Video

Continua após a publicidade
Publicidade