5 chás para ajudar a aliviar a garganta inflamada
Infusões de ervas medicinais podem complementar tratamentos de doenças respiratórias

Com as baixas temperaturas e a circulação de doenças respiratórias, não é difícil acabar desenvolvendo um quadro de inflamação na garganta. Para amenizar alguns dos sintomas desagradáveis do processo inflamatório, alguns chás podem ajudar.
No entanto, é importante manter duas coisas em mente: alguns chás não são indicados para gestantes e crianças, e podem interagir com alguns medicamentos. Outro ponto a considerar é que os chás não substituem os tratamentos convencionais.
Por isso, de todo modo, não deixe de ir ao médico, especialmente se o incômodo na garganta for persistente.
Agora, você confere 5 chás que podem trazer algum conforto antes da sua consulta:
1. Chá de gengibre
Além do sabor marcante, o gengibre é rico em propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas. Por isso, ele pode contribuir para amenizar os sintomas de doenças respiratórias, como gripes e sinusites.
Para preparar o chá, o método indicado é a decocção, no qual alguns talos do gengibre devem ficar de molho por cerca de 30 minutos e, após esse período, podem ir ao fogo até o ponto de ebulição da água.
2. Chá de guaco
Quando as doenças respiratórias aparecem, o chá de guaco é sempre lembrado como uma bebida que pode ajudar a amenizar os sintomas. A infusão da planta tem ação broncodilatadora e expectorante graças às suas propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e antimicrobianas, que contribuem para diminuir a secreção nos brônquios e inibir as bactérias no sistema respiratório.
Para preparar o chá de guaco, bastam três folhas da planta. O ideal é ferver cerca de 150ml de água, despejar sobre o guaco e deixar o recipiente tampado por alguns minutos. Consuma assim que estiver pronto.
3. Chá de camomila
Estudos científicos indicam que inalar o vapor com extrato de camomila tem sido útil em sintomas comuns do resfriado e o consumo do chá pode contribuir para reforçar a atividade antibacteriana do organismo.
Para combater dores e inflamação na garganta, também é possível utilizar a infusão da planta em bochechos e gargarejos, indicados três vezes ao dia em temperatura morna. Além disso, o chá de camomila é conhecido por suas propriedades calmantes e sedativas, o que pode ajudar a descansar durante o tratamento da enfermidade.
Para prepará-lo, basta uma colher de sobremesa das inflorescências de camomila para cada 200 ml de água fervente. Depois, basta abafar o preparo com um recipiente até que esfrie para o consumo.
4. Chá de manjericão
Conhecido pelo seu sabor e pelo cheiro característico, o manjericão está presente em muitas hortas caseiras para o uso em receitas diversas. O que nem todo mundo sabe é que o seu chá pode ajudar a aliviar sintomas gripais, além de agir contra distúrbios digestivos. Isso se deve às propriedades antibacterianas, adstringentes e anti-inflamatórias da planta.
Para a infusão, acrescente 150ml de água fervente sobre 3 gramas de folhas de manjericão (similar a uma colher de sobremesa) e deixe abafado por alguns minutos. Depois, basta coar o preparo e consumir. O chá também pode ser usado em gargarejos. Uma sugestão de receita para a dor de garganta é adicioná-lo a uma gemada.
5. Chá de carqueja
A carqueja é mais uma daquelas plantas fáceis de encontrar e que compõe muitas hortas caseiras. A erva tem propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, além de ter saponinas em sua composição, compostos que têm ação expectorante e diaforética.
O chá pode ser preparado por infusão com duas colheres de carqueja picada para 150ml de água.