saudeLOGO Created with Sketch.

Ferver o leite mata o micro-organismo da tuberculose?

Sim, a alta temperatura é capaz de eliminar essa e outras bactérias maléficas

Pergunta feita por Jair Pecini, por e-mail

Não tome o leite direto da vaca! Ele pode transmitir diversas doenças, inclusive a tuberculose. Isso acontece porque, ao se contaminar com a doença, o animal acaba passando-a para o seu leite. Consumi-lo pode, portanto, resultar nessa grave infecção pulmonar. Então, se você morar no campo ou estiver de férias e bater vontade de tomar a bebida produzida pela vaca, atenção a esse recado: “Só faça isso depois de ferver o leite. Isso é suficiente para matar o agente causador da tuberculose”, indica Thaís Guimarães, presidente da Sociedade Paulista de Infectologia.

Leia também: O leite em pó é melhor ou pior do que o de caixinha?

 

Agora, quem costuma comprar o leite no supermercado não tem motivo para se preocupar. “As indústrias pasteurizam a bebida, ou seja, submetem-na a uma alta temperatura e depois a resfriam rapidamente, o que mata os micro-organismos”, afirma Thaís. Outros alimentos não são capazes de transmitir a doença que abala os pulmões. Mas, mesmo assim, não pode dar bobeira. Frutas e verduras, por exemplo, devem ser higienizadas sempre. Até porque outros problemas entram em cena na ausência de uma limpeza adequada.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s