É difícil resistir à ideia de compartilhar um pedacinho de alimentos do cotidiano com os bichinhos. Afinal, quem é tutor de um animal sabe que as refeições frequentemente são acompanhadas da atenção dos pets. Mas o ideal é não fornecer constantemente qualquer tipo de comida que não seja ração, para evitar intoxicação.
Mesmo que, para os humanos, as frutas sejam um exemplo clássico do que consideramos um alimento saudável, não vale substituir a ração dos cachorros por uma salada de frutas.
Além de algumas frutas serem tóxicas para os animais, as rações – desde que devidamente recomendadas por veterinários – contêm todos os nutrientes de que os cachorros precisam para se manter saudáveis. Alguns cães comem comida natural por motivos médicos, mas sempre sob orientação profissional.
Em resumo, algumas frutas podem, sim, fazer parte da dieta dos cães, mas apenas como petiscos oferecidos de vez em quando. E, mesmo que a fruta seja uma opção permitida, sempre consulte o veterinário antes de incluir qualquer alimento na dieta do cão.
Se o bichinho tiver alguma condição de saúde, certas frutas podem ser perigosas para o bem-estar do animal. Cães com diabetes, por exemplo, podem ter problemas de saúde ao consumir frutas muito doces.
+Leia também: 7 cuidados para antes e depois de adotar um cachorro
Frutas proibidas para cachorros
Uva
Frescas ou passas, as uvas são tóxicas para cães. Sintomas como diarreia, dor abdominal, desidratação, tremores e fraqueza podem aparecer com o consumo da uva. A fruta também pode causar lesões renais.
Abacate
A persina, substância presente nos abacates, faz dessas frutas uma opção tóxica para os bichinhos. Se o cachorro consumir abacate, ele pode ter vômito, diarreia e até letargia e dificuldade para respirar.
Tomate
Embora o tomate não deva causar intoxicação se estiver maduro, ele pode conter traços de solanina, uma substância tóxica para os cachorros. É mais prudente não oferecer tomate aos animais.
Limões
Provavelmente, o seu cachorro vai passar longe de um limão devido à acidez. De todo modo, vale reforçar que a fruta pode irritar o sistema digestivo do bichinho e causar vômito e diarreia.
Tenha cuidado com…
Mamão
Em pequenas quantidades, o mamão pode até fazer bem aos bichinhos, porque tem vitaminas, potássio e fibras. Mas problemas digestivos podem surgir com a ingestão exagerada da fruta, então é mais cauteloso evitar oferecê-la aos animais.
Laranjas
Cães podem comer laranjas, mas os conteúdos cítricos da fruta podem incomodar o estômago do bichinho. O açúcar presente na fruta também não faz bem ao animal.
Cerejas
Os caroços e caule da cereja são tóxicos para os cachorros. Como são frutas pequenas, é difícil evitar que o bichinho coma esta parte, por isso, é melhor evitar.
Quais frutas os cachorros podem comer?
Maçã
Desde que as sementes e o caroço da maçã sejam retirados, a fruta é uma ótima opção de petisco para seu cãozinho. Maçãs contêm fibras e vitamina A e C. Além disso, são baixas em gordura.
Banana
Bananas são outra fruta permitida na dieta dos cães. Sua composição inclui potássio, fibras e vitaminas. Mas, como têm bastante frutose – o açúcar das frutas –, devem ser oferecidas apenas esporadicamente.
Melão
Assim como a banana, melões têm fibras e nutrientes, mas são altos em açúcar. Podem servir de petisco eventual para os cães e são uma boa fonte de água para os bichinhos.
Morango
Para humanos ou bichinhos, morangos são uma boa fonte de fibra e vitamina C. Você pode oferecer a fruta ocasionalmente para o pet.
Melancia
No verão, melancias são uma ótima opção para incentivar o consumo de água dos cachorros. Lembre de remover as sementes e a casca. A fruta também oferece vitaminas A, do complexo B, e potássio.
Pêra
Pêras podem ser oferecidas para os bichinhos, desde que o caroço e as sementes sejam retiradas. Vitamina C e fibras fazem parte da composição das pêras e podem ser benéficas para os cães.
Manga
As mangas são um bom petisco para os cachorros. Remova a casca e o caroço para evitar engasgos e risco intoxicação.