Inverno: Revista em casa a partir de 10,99

Enfim, uma arma contra a leishmaniose visceral canina

Chega ao mercado nacional um medicamento que evita o sacrifício do cachorro e ajuda a prevenir novos casos da doença

Por Vand Vieira
Atualizado em 13 nov 2018, 19h16 - Publicado em 31 jan 2017, 19h18
leishmaniose-visceral-canina-tratamento
Leishmaniose visceral canina não tem cura, mas tem tratamento  (Foto: IStock/)
Continua após publicidade

Até este ano, não havia final feliz para animais com leishmaniose visceral canina no Brasil. Uma lei de 1953 proibia o tratamento dos pets a fim de impedir que o protozoário ligado à condição, a leishmania, se tornasse resistente à droga utilizada para combatê-lo em seres humanos.

Com a aprovação de uma revisão legislativa, no entanto, essa história começou a mudar. “A liberação de medicamentos de uso exclusivamente veterinário registrados pelo Ministério da Agricultura abriu caminho a uma série de estudos realizados com o objetivo de preservar a vida desses cães e, ainda assim, barrar novas transmissões”, explica Valdir Avino, gerente de assuntos regulatórios da Virbac, de São Paulo.

Após oito anos de pesquisa, a companhia farmacêutica acaba de lançar o primeiro medicamento aprovado para leishmaniose visceral canina no país. “Trata-se de uma solução oral à base de miltefosina, substância capaz de praticamente eliminar as leishmanias presentes no organismo do animal. Inclusive, isso impossibilita que o flebótomo, mais conhecido como “mosquito-palha”, continue repassando a leishmania para outros hospedeiros a partir do cão em questão”, diz Avino.

O tratamento é feito por 28 dias seguidos, com três meses de intervalo. O ciclo é reiniciado se o veterinário considerar necessário, geralmente quando o cão apresenta algum sintoma de recaída, como feridas na pele e inflamação nas pálpebras. Vale ressaltar que a droga não é recomendada para fêmeas grávidas e reprodutores.

Fora o medicamento, que só pode ser adquirido mediante prescrição de um veterinário, a Virbac disponibiliza um aplicativo que atua como canal de auxílio ao profissional e ao dono do cachorro, o Virbac Club Pet. Ambos recebem alertas e informações importantes sobre o acompanhamento e o tratamento e, assim, podem se programar para o retorno do animal à clínica.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA DE INVERNO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.