Um equipe da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Botucatu, criou a cartilha “Nosso amigo cão – um guia para a guarda responsável” para conscientizar a população sobre a chamada “guarda responsável” e, assim, promover a saúde dos cachorros.
Segundo a coordenadora do projeto, Lígia Souza da Mota, professora do Instituto de Biociências da universidade, o ponto mais importante dessa ação é que, a partir das informações oferecidas de forma gratuita, os problemas relacionados à saúde pública possam diminuir e, ao mesmo tempo, contribuam com a promoção do bem-estar animal.
“Quando uma pessoa se propõe a ser o guardião de um bicho, deve também assumir a responsabilidade de zelar por sua qualidade de vida”, complementa Lígia.
A cartilha foi distribuída gratuitamente na cidade com a ajuda da Secretaria Municipal do Verde. Mas o material também está disponível online para qualquer pessoa baixar.
Os principais pontos do guia
Alimentação: “a ração comercial é a melhor opção. Além de ser prática, já vem balanceada”, afirma a professora. Fique atento à quantidade adequada para o peso e a idade do cachorro.
Higiene: fezes e urina precisam ser recolhidas diariamente. O banho deve ocorrer de 15 a 30 dias, dependendo da estação do ano e do comprimento do pelo.
Passeio: procure andar com o melhor amigo todo dia, por 20 minutos – com coleira. “Brincar também ajuda a estimular o intelecto e o lado emocional”, comenta Lígia.
Visita ao veterinário: o ideal é ir uma vez por ano – e não só quando o bicho adoece. O profissional faz um exame clínico, o reforço vacinal e a vermifugação.
Espaço: “o cão deve ter lugar para brincar, dormir, comer e fazer as necessidades”, diz a autora do guia. Se ficar no quintal, é crucial garantir um local coberto para proteção.
Castração: além de evitar crias indesejáveis, protege o bichinho de doenças e o deixa mais dócil, facilitando a convivência com outros animais.
Educação básica: Corrigir na hora certa e recompensar com petiscos e carinho são formas de educar seu amigo, domando a agressividade e a ansiedade.
Encrencas comuns
Fale com o veterinário para saber como prevenir:
- Pulgas
- Carrapatos
- Sarnas
- Verminoses
- Giardíase
- Micose
- Toxoplasmose
- Raiva
- Leishmaniose
- Dermatite