Cientistas da Universidade da Califórnia em Davis, nos Estados Unidos, analisaram 15 anos de dados referentes a milhares de cachorros de raças mistas para estipular qual a melhor época para castrá-los. A pesquisa confirmou o que muitos veterinários, principalmente os focados em ortopedia, já sabem: entre animais que terão mais de 20 quilos, o ideal é realizar o procedimento só após o primeiro ano de vida.
“Se castrar antes disso, o cão não atinge a maturidade de ossos e articulações”, diz o veterinário Marcio Thomazo Mota, do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo. “Nos animais grandes, esse processo é mais lento mesmo”, pontua o veterinário Raphael Clímaco, diretor da Plamev Pet.
Nesses casos, a castração precoce eleva o risco de problemas como lesão cruzada cranial ou displasia do quadril. Já os cães menores podem ser operados entre 6 e 11 meses. Vale lembrar que a castração ajuda a evitar doenças futuras, sobretudo o câncer.
Ele já veio castrado. E agora?
Se você adotou um filhote castrado e ele ultrapassou 20 quilos, Clímaco aconselha um acompanhamento especializado para que as articulações sejam sempre avaliadas. Mota lembra que, nos abrigos, a cirurgia muitas vezes ocorre muito precocemente, lá pelos 3 meses. Aí, até cães de porte médio merecem atenção redobrada. Para quem planeja adotar um filhote, a dica é checar a possibilidade de a ONG entregá-lo sem castrar.
Crescimento garantido
O raciocínio sobre tamanho e castração vale para cães de raça. Algumas que passam de 20 quilos:
+ Golden retriever
+ Pastor-alemão
+ Labrador
+ Rottweiler
+ Bernese
+ Boxer