Vacina para dependência contra o crack
Esse tratamento pode bloquear os efeitos da droga e reduzir o risco de recaídas. O projeto foi um dos vencedores do Prêmio Veja Saúde & Oncoclínicas
Neste infográfico, você conhece o vencedor da categoria Terapias e Tratamentos Inovadores do Prêmio Veja Saúde & Oncoclínicas de Inovação Médica, que aborda um problema de saúde pública: o uso indiscriminado de cocaína e crack.
Uma equipe da Universidade Federal de Minas Gerais criou uma solução absolutamente disruptiva: uma vacina terapêutica. Ela parte do entendimento de que a cocaína ativa o sistema de recompensa cerebral, promovendo cada vez mais a necessidade pela droga.
Chamada de Calixcoca, ela é baseada em uma molécula sintética. Ao ser injetada no sangue, induz a produção de anticorpos que se ligam às partículas de cocaína.
Ao se tornarem mais pesadas, elas não conseguem atravessar a barreira natural que protege o sistema nervoso, bloqueando os efeitos da droga e prevenindo recaídas.
Com a sequência do estudo para as fases clínicas, a Calxicoca deve se transformar no primeiro medicamento a utilizar a ação de defesa do organismo para tratar um transtorno psiquiátrico.