O que os brasileiros sabem (e não sabem) sobre o diabetes
Provavelmente você se confunde com traços dessa doença que afetam a saúde. E talvez nem desconfie disso, como mostra uma nova pesquisa debatida neste vídeo
Há uma verdadeira “síndrome da falta de informação sobre diabetes“, segundo o endocrinologista Carlos Eduardo Barra Couri, da Universidade de São Paulo, em Ribeirão Preto. Seu diagnóstico vem após o lançamento da pesquisa “O que os brasileiros sabem (e não sabem) sobre o diabetes“, realizada pela Editora Abril, com o patrocínio da Astra Zeneca.
Consultor desse levantamento, Couri deixa claro que, apesar de o brasileiro ter certas noções da doença, ele deixa passar informações importantíssimas. Exemplo: só 47% dos diabéticos e 30% das pessoas livres dessa doença a consideram muito importante para o desenvolvimento de problemas no coração. Acontece que o infarto é a principal causa de morte decorrente do excesso crônico de glicose na circulação.
Pior: embora parte considerável dos entrevistados conheça os hábitos que previnem o diabetes, a maioria não os segue. E o estilo de vida balanceado (sem radicalismos) é a base da prevenção e do próprio tratamento da enfermidade.
No vídeo acima, gravador originalmente ao vivo no Facebook, você vai acompanhar uma discussão em primeirão mão desse estudo e de suas repercussões para o nosso país. Além de Couri, participaram do debate Diogo Sponchiato, redator-chefe da revista SAÚDE, Theo Ruprecht, editor da SAÚDE, e os próprios internautas, que mandaram seus comentários e perguntas.
Para acompanhar ao vivo as transmissões, basta ficar de olho nas nossas redes sociais. Se não conseguir ver na hora, é só acessar a TV SAÚDE, onde hospedamos todos os vídeos da marca!