Os cuidados paliativos são um tema ainda cercado de muitos estigmas e de desinformação.
Apesar do que se diz por aí, não se trata de uma estratégia a ser oferecida apenas a indivíduos em estado terminal. “É uma abordagem que visa melhorar a qualidade de vida de pacientes com doenças que ameaçam a continuidade da vida”, explica a médica paliativista Maria Perez, coordenadora médica da área de compromisso social do Hospital Sírio Libanês.
Maria é a convidada do novo episódio do podcast Olhar da Saúde, focado no assunto. Ela explica que tal cuidado abrange não só sintomas físicos, mas também as consequências psicológicas e sociais de diversas condições de saúde.
Dada a importância desse tipo de olhar, argumenta a especialista, os cuidados paliativos deveriam ser incluídos na jornada do paciente desde o diagnóstico, para garantir uma abordagem terapêutica que coloque suas necessidades e bem-estar como prioridade.
Trata-se de um tema cada vez mais relevante frente ao envelhecimento populacional e o consequente crescimento de doenças como o câncer associado à mudança de faixa etária.
+Leia também: Estado terminal e cuidados paliativos: qual a diferença?
No programa, além de conceitualizar os cuidados paliativos e desmistificar tabus relacionados a eles, a médica discute questões importantes, como o preparo do Brasil para dar conta da crescente demanda por esse tipo de assistência.
Clique aqui para assistir ao episódio. Ou, se preferir, escute direto no Spotify:
Participam da conversa com Maria Perez o endocrinologista Carlos Eduardo Barra Couri, fundador do portal Olhar da Saúde, e Diogo Sponchiato, redator-chefe de VEJA SAÚDE.
Navegue pelos temas dos outros episódios aqui.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de VEJA SAÚDE, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja, Claudia e Superinteressante.