saudeLOGO Created with Sketch.

Como tratar a obesidade sem cair na gordofobia – Detetives da SAÚDE

Em um mundo cada vez mais radicalizado, a discussão sobre obesidade e gordofobia deu um nó difícil de desatar. Chamamos duas especialistas para desamarrá-lo

Hoje em dia, é difícil negar que a obesidade causa diferentes problemas de saúde, de diabetes a artrose. Mesmo com os exames em ordem, o excesso de peso afeta a saúde. Mas nada disso justifica discriminar ou fazer pouco caso de pessoas gordas, até porque a gordofobia também abala o bem-estar físico e mental. Discutir abertamente sobre esse assunto é o tema deste episódio do podcast Detetives da SAÚDE (você pode ouvi-lo logo abaixo).

Ao longo da conversa, a endocrinologista Cintia Cercato, da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), e a psicóloga Rogéria Taragano, do Hospital das Clínicas (SP), deixam claro como a obesidade está longe de ser sinônimo de preguiça ou falta de caráter. Aliás, determinar se a pessoa é saudável ou não somente pela forma física é outro engano.

A partir de casos reais, como o de um artigo de opinião que criticou o lançamento de roupas esportivas plus size da Nike, mostramos como abordar a obesidade sem cair na gordofobia. Não dá para perder!

Você pode ouvir esse programa em diversas plataformas. Estamos no Spotify, no Deezer, no Google Podcasts, no Pocket Casts, no Youtube…

No Youtube:

 

No Spotify:

Ou pelo nosso site mesmo: