Clique e assine com até 72% de desconto

Saúde Mental: faça o quiz e descubra se você sabe cuidar da sua

Faça o teste, descubra quais atitudes ajudam na prevenção da depressão e incorpore-as ao seu dia a dia

Por Abril Branded Content Atualizado em 3 nov 2020, 16h16 - Publicado em 30 out 2020, 17h08

O caminho para uma vida saudável passa pela prevenção. Seguir uma alimentação nutritiva, abandonar o sedentarismo, realizar checkup uma vez ao ano, por exemplo, são atitudes essenciais para fortalecer o organismo e reduzir o risco de adoecer. Mas, quando se trata da saúde mental, nem todas as pessoas entendem que a adoção de determinados hábitos também é importante para evitar doenças como a depressão.

“Pode parecer óbvio que seja bom prevenir a depressão, pois assim se impede a tristeza intensa. Entretanto, a prevenção desse transtorno é muito mais que evitar o sofrimento subjetivo, já que a depressão pode também comprometer as funções executivas (aquelas habilidades cognitivas necessárias para controlar nossos pensamentos, emoções e ações) e prejudicar a memória e a concentração, por exemplo. Nossos afetos são regulados por circuitos de neurônios, que formam uma rede neural de comunicação. Assim como a prática de exercícios fortalece o sistema cardiovascular e promove a saúde física, há hábitos e comportamentos que melhoram a comunicação da rede neural responsável por regular as emoções e, dessa forma, melhoram também a saúde emocional”, explica o psiquiatra Renério Fráguas Junior. 

Mas quais são essas atitudes? E mais: será que a sua rotina envolve esses cuidados tão importantes para manter sua mente saudável?

Faça o quiz Você cuida da saúde mental da mesma forma que da física?, descubra as respostas para as perguntas e adote hábitos simples, porém essenciais, para prevenir o diagnóstico da depressão!

Continua após a publicidade
Publicidade