Um estudo da Universidade de Colorado-Boulder, nos Estados Unidos, chegou à conclusão que as bebidas alcoólicas podem ser mais prejudiciais para o cérebro do que a maconha. Para ser mais exato, os pesquisadores notaram uma diminuição do volume cerebral entre pessoas que ingeriam cerveja, uísque e afins, mas não entre os usuários de cannabis.
Participaram da pesquisa mais de 850 adultos e 430 adolescentes. Todos relataram os hábitos de consumo de álcool e maconha e passaram por exames de neuroimagem.
A diminuição do volume cerebral sugere uma perda de diversas capacidades cognitivas. Além disso, já foi associada às mais diversas doenças que afligem o sistema nervoso central, de Alzheimer a depressão.
Ao site Medical News Today, Kent Hutchinson, coautor do estudo, disse: “Enquanto a maconha tem efeitos negativos, definitivamente não chega perto das consequências negativas do álcool”.
Mesmo assim, os pesquisadores levam as conclusões com cautela. Na entrevista, Hutchinson afirma que o histórico de artigos científicos sobre o consumo da maconha varia.
Este conteúdo foi publicado originalmente na Exame.com