Inverno: Revista em casa a partir de 10,99

Vacina da dengue é incorporada no SUS. O que sabemos até agora?

Pessoas que podem tomar a vacina da dengue ainda não foram definidas pelo Ministério Público. As doses estarão disponíveis a partir de fevereiro

Por Redação, com conteúdo da Agência Brasil*
21 dez 2023, 18h50
quem-pode-tomar-vacina-da-dengue-qdenga
A vacina ajuda a evitar os quatro sorotipos da dengue, e deve estar no SUS a partir de fevereiro (Foto: Veja Saúde/SAÚDE é Vital)
Continua após publicidade

O Ministério da Saúde decidiu incorporar, nesta quinta-feira (21), a vacina contra dengue ao Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a ministra da Saúde, Nísia Trindade, o Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público universal, a partir de fevereiro de 2024.

Conhecida como Qdenga, a vacina não será disponibilizada em larga escala em um primeiro momento, mas será focada em público e regiões prioritárias. A incorporação do imunizante foi analisada e aprovada pela Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS (Conitec). São duas doses, com intervalo de três meses entre elas.

O Ministério da Saúde avaliou a relação custo-benefício e a questão do acesso, já que, em um país como o Brasil, é preciso ter uma quantidade de vacinas adequada para o tamanho da nossa população. Até o início do ano, faremos a definição dos públicos-alvo, levando em consideração a limitação da empresa Takeda do número de vacinas disponíveis. Faremos priorizações”, explicou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

+Leia também: Quem corre maior risco com a dengue — e o que esperar da nova vacina?

A estratégia para utilização da quantitativo de vacinas será definida pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) e pela Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI).

Continua após a publicidade

Segundo o laboratório Takeda, a previsão é que sejam entregues 5,082 milhões de doses em 2024, entre fevereiro e novembro. O esquema vacinal é composto por duas doses.

O imunizante Qdenga tem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com indicação para prevenção de dengue causada por qualquer sorotipo do vírus para pessoas de 4 a 60 anos de idade, independentemente de exposição prévia. Ela já está disponível na rede privada.

Vantagens da vacina Qdenga

O produto protege contra os quatro sorotipos do vírus e pode ser aplicado em pessoas que nunca tiveram a doença. Ele demonstrou uma eficácia que chegou a 90% na redução de hospitalizações e óbitos”, comentou o infectologista Alexandre Naime, da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), em reporagem de VEJA SAÚDE.

Continua após a publicidade

A outra vacina disponível hoje, da Sanofi, exige três doses e só pode ser tomada por quem teve a infecção no passado, tanto que não foi incorporada ao SUS.

*Esta matéria foi produzida com material da Agência Brasil. 

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA DE INVERNO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.