saudeLOGO Created with Sketch.

Sarampo: bebês que viajarão para cidades com surto devem tomar a vacina

Crianças de 6 meses a 1 ano de vida também precisam receber a vacina contra o sarampo se forem para regiões com novos casos da doença

O Ministério da Saúde soltou um comunicado alertando que pais e responsáveis de todo o Brasil devem dar a vacina do sarampo para bebês de 6 meses a 1 ano de idade caso forem viajar para 42 cidades dos estados de São Paulo, Bahia ou Rio de Janeiro onde há surtos ativos da doença. A recomendação é que todas essas crianças sejam imunizadas ao menos 15 dias antes da data prevista da viagem.

Além de proteger contra o vírus, essa medida visa interromper a cadeia de transmissão do sarampo no país. Essa é uma prática já utilizada no passado durante momentos de surto.

Segundo o governo, essa injeção precoce não elimina a necessidade das duas doses posteriores que são recomendadas no Calendário Nacional de Vacinação. Ou seja, esses pais deverão levar os filhos para tomar a vacina aos 12 e aos 15 meses de idade.

Clique aqui para ver quais as cidades com surtos ativos. Caso você vá com um bebê para alguma delas, é necessário vaciná-lo. A maioria dos municípios está em São Paulo.

Este conteúdo foi produzido pela Agência Brasil.