Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Realidade virtual e mais: o potencial da tecnologia imersiva na medicina

Com capacidade de propiciar visão tridimensional e simulações interativas, a abordagem ganha força em diferentes áreas da saúde

Por Goretti Tenorio
Atualizado em 14 ago 2024, 11h39 - Publicado em 13 ago 2024, 11h59
  • Seguir materia Seguindo materia
  • medicina no metaverso
    A realidade simulada em 3D ajuda no planejamento de tratamentos e tem outras vantagens para a medicina (Foto: PRImageFactory - Getty Images/SAÚDE é Vital)

    A sobreposição de elementos do mundo real com informações digitais proporcionada pela tecnologia de realidade aumentada vem aprimorando o atendimento médico.

    Envolvendo sensores, algoritmos e acessórios como óculos especiais, smartphones e tablets, a experiência imersiva produz novos ambientes e visualizações, melhorando a percepção e fornecendo informações em tempo real.

    Com papel cada vez mais relevante na saúde, as aplicações vão do aprimoramento de profissionais de saúde ao planejamento e execução de cirurgias.

    A possibilidade de interagir com modelos 3D das estruturas anatômicas do corpo humano já permite, por exemplo, a criação de simuladores para treinamento de cirurgias complexas.

    É o caso do projeto apresentado em artigo do Jornal da USP, desenvolvido na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP/USP), visando aperfeiçoar a técnica em operações de crânio.

    Continua após a publicidade

    A partir de imagens de radiologia, tomografia e ressonância, os pesquisadores criam um modelo híbrido de realidade aumentada e imagens impressas tridimensionais, por meio do qual o cirurgião pratica o passo a passo da operação. A ideia é usar a conduta para melhorar a formação de neurocirurgiões.

    + Leia também: O que acontece quando médicos se encontram no metaverso?

    Em outra abordagem, igualmente elaborada na FMRP, a tecnologia interativa contribuiu para o planejamento de cirurgia de separação de gêmeas siamesas unidas pela cabeça.

    A reconstrução em realidade virtual da anatomia de ossos, tecidos e vasos sanguíneos dos crânios permitiu à equipe médica simular as quatro etapas do procedimento, permitindo gravar os movimentos e toda a comunicação dos participantes. O trabalho deve resultar ainda em um documentário pedagógico do processo.

    Continua após a publicidade

    Facilitando a interação médico-paciente

    Uma outra faceta a ser explorada no uso das tecnologias imersivas é a capacidade de facilitar o entendimento do paciente sobre sua condição de saúde.

    As informações em 3D tornam mais compreensíveis conceitos médicos complexos, seja pela visualização de um órgão a ser operado, seja pela demonstração da progressão de determinada doença.

    As explicações personalizadas sobre riscos e benefícios do tratamento facilitam o diálogo com a equipe médica, motivam e capacitam o indivíduo a participar das decisões, além de estimular a adesão ao plano terapêutico.

    Os avanços da realidade virtual e aumentada capazes de gerar soluções personalizadas e mais precisas em diagnóstico e tratamento são um dos focos da edição 2024 do Prêmio VEJA SAÚDE Oncoclínicas de Inovação Médica, que está e andamento. Conheça os vencedores em setembro.

    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.