Os primeiros sintomas do novo coronavírus (Sars-CoV-2) podem variar bastante: vão de tosse a perda de olfato e de paladar. Novos estudos também vêm associando a Covid-19 a sinais menos conhecidos, como alterações na pele.
Os sintomas iniciais do coronavírus incluem:
- Cansaço
- Febre baixa
- Tosse
- Dor de cabeça
- Dor muscular
- Congestão nasal
- Conjuntivite
- Diarreia
- Enjoo
- Perda de olfato e de paladar
- Coceira e vermelhidão na pele
- Descoloração dos dedos dos pés (traço batizado de “dedos de Covid”)
- Queda de cabelo
Em quantos dias o paciente apresenta os sintomas?
Eles tendem a surgir mais ou menos depois de cinco dias da infecção pelo Sars-CoV-2, embora esse prazo possa se estender para até duas semanas. Na maioria das vezes, o caso não tende a se agravar — aí é recomendado ficar em casa, repousar e reforçar as medidas de isolamento.
No entanto, se a febre piorar ou se surgirem falta de ar considerável, dor no peito, tontura, dificuldade para falar e se movimentar ou outro sintoma mais grave, a Organização Mundial da Saúde orienta a procurar auxílio médico rapidamente.
Os casos mais severos trazem complicações das mais diversas. Pesquisas ligam o coronavírus a pneumonia, confusão mental, infarto, AVC, fraqueza muscular, insuficiência renal aguda — embora outros estudos precisem confirmar esses achados. Isso porque a Covid-19 já é considerada uma doença sistêmica, que afeta diferentes pontos do organismo.
E, mesmo sem sintomas, ela pode ser transmitida.