Hiponatremia: o que é e quais os seus sintomas
Queda da concentração de sódio no sangue em relação à de água atinge mais os idosos e provoca confusão mental. Veja como tratar
À medida que envelhecemos, algumas condições podem se tornar mais comuns. Uma delas é a hiponatremia, causada pela queda dos níveis de sódio no plasma sanguíneo em relação à concentração de água.
O desequilíbrio na absorção e excreção de água e sódio no organismo leva a uma série de sintomas que se manifestam no comportamento, como estupor, confusão mental, problemas de coordenação motora, podendo provocar quedas e convulsões.
O acúmulo de água com a queda de sódio pode ocorrer de forma brusca e intensa, acentuando os sintomas, o que pode levar o paciente ao coma.
+Leia também: Conheça 8 medidas que podem atrasar o envelhecimento em 6 anos
O diagnóstico adequado é essencial para iniciar o tratamento antes que o quadro se agrave. A boa notícia é que essa é uma das alterações mais observadas em idosos com esses sintomas, e um exame de sangue pode detectar a condição.
Como tratar a hiponatremia
Em situações mais leves, a hiponatremia é solucionada com a redução da ingestão de líquidos para 1 litro por dia, com a reposição de sódio e com a suspensão ou redução da dose dos diuréticos ou de outro remédio que possa estar associado à condição.
Medicamentos, especialmente os diuréticos, são uma das principais causas da hiponatremia. Se a causa for uma doença, é preciso identificá-la para eleger o melhor tratamento.
Diarreia, insuficiência cardíaca, doenças hepáticas e renais e síndrome de secreção inapropriada de hormônio antidiurético (SSIHAD) também podem estar entre as origens do desequilíbrio.
O diagnóstico é baseado em exames de sangue para medir os níveis de sódio. Casos de hiponatremia grave exigem o uso de medicamentos, hidratação intravenosa ou ambos.
Quais os tipos de hiponatremia
Há dois tipos diferentes de hiponatremia: quando há maior perda de sódio, o desequilíbrio se chama hiponatremia hipovolêmica ou hipovolemia. Já na hiponatremia euvolêmica, o sódio corporal fica normal, mas ocorre um aumento da água.
Pacientes com Aids podem quadros de hiponatremia acima de 50% quando hospitalizados, devido a tratamentos com medicação que alteram a excreção de água, ao comprometimento da função renal e à síndrome de secreção inapropriada de hormônio antidiurético ou ainda por causa de uma deficiência de glicocorticoide.
As bebidas que fazem você viver mais, segundo estudo
Roseana Sarney está com câncer de mama triplo negativo: entenda a doença
“Mounjaro do Paraguai”: entenda os riscos de canetas emagrecedoras sem regulamentação
Governo proíbe venda de 4 marcas de azeites considerados impróprios para o consumo
A forma certa (e a errada) de tomar café, segundo a ciência







