saudeLOGO Created with Sketch.

Excesso de barulho e poluição afetam a fertilidade?

Novas pesquisas esquentam essa discussão. Conheça as evidências e o real impacto na vida de quem pretende ter filhos

Tudo leva a crer que a poluição atmosférica mexe mesmo com a fertilidade. E até o balanço entre população masculina e feminina está em xeque: em um trabalho brasileiro, médicos da Universidade de São Paulo (USP) cruzaram os registros de nascimento e os níveis de poluentes de vários pontos da capital. As regiões com índices piores tinham menos meninos vindo ao mundo.

“A poluição está afetando a seleção darwiniana. Toda espécie de mamífero tem de ter 52% de machos para 48% de fêmeas, porque o macho morre mais”, explica o urologista Jorge Hallak, de São Paulo. Mas não para por aí, viu? Uma nova revisão atribui a fatores como a poluição a queda de mais de 50% na quantidade de espermatozoides verificada em ocidentais nos últimos 40 anos.

Para piorar, o excesso de barulho também entraria na jogada. Tal hipótese foi reforçada este ano com um estudo sul-coreano que apontou, com base em dados de 206,5 mil homens, uma associação direta entre exposição a ambientes ruidosos e um maior risco de infertilidade.

João Pedro Junqueira Caetano, presidente da Sociedade Brasileira Reprodução Humana, ressalta que é cedo demais para bater o martelo. “Se fosse assim, quem mora no 2º andar seria menos fértil do que quem mora no 12º. É absurdo”, critica.

Hallak, por sua vez, afirma que o problema dos ruídos é o estresse. “Sabemos que o estresse crônico leva a mudanças hormonais que impactam nos óvulos e nos espermatozoides”, diz. Na dúvida, procure evitar, quando possível, locais barulhentos.

Newsletter Conteúdo exclusivo para você
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s