saudeLOGO Created with Sketch.

Existe posição sexual ideal para quem quer engravidar?

As pessoas que querem transformar o sonho de ter filhos em realidade fazem de tudo para turbinar a fertilidade - mesmo durante o sexo

Para muitos casais, conseguir engravidar pode parecer um verdadeiro bicho de sete cabeças. Quem se encontra nessa situação, portanto, acaba se deparando com muitas, mas muitas teorias e sugestões sobre o que poderia ajudar a tornar realidade o sonho de ter uma família. É aí que pode entrar uma questão polêmica: será que existe uma posição sexual ideal para quem está tentando engravidar?

Veja: imaginação e variedade são bem-vindas por outros motivos. Pensando em ter filhos, a posição não importa. Tampouco há evidências de que colocar as pernas para o alto após o sexo dê uma forcinha para o espermatozoide chegar às trompas.

Um experimento alemão desvendou, no final dos anos 1990, que o gameta masculino pode ficar nas trompas 15 minutos após a ejaculação. E, em alguns casos, basta um minuto para que ele alcance o local certo para fecundar o óvulo. Esse deslocamento se dá com a ajuda das contrações uterinas, e isso não tem a ver com a posição sexual adotada.

“Até se o casal tiver relação em pé vai ter chances de engravidar”, diz Melissa Cavagnoli, especialista em reprodução humana da Huntington Medicina Reprodutiva, em São Paulo.