O câncer de mama é um problema de saúde pública no Brasil. Apesar dos avanços no tratamento — com novos medicamentos e estratégias que trazem esperança mesmo em casos complicados — o acesso a essas novidades e ao diagnóstico em si ainda são um problema.
O Outubro Rosa é o tempo de conscientização sobre esse problema, mas a verdade é que ele deveria ganhar atenção o ano todo.
Hoje, a maioria das mulheres descobre os tumores nos seios já em estágio avançado, quando as chances de cura são menores. Nesse sentido, a principal estratégia para detectar a doença o mais cedo possível é a realização da mamografia.
O exame de imagem analisa as mamas em busca de alterações suspeitas, mas sua realização está em queda no país. Além disso, há uma discussão crescente sobre a idade ideal para começar a fazê-lo. O Ministério da Saúde recomenda a aplicação a partir dos 50 anos, enquanto sociedades médicas defendem que o teste seja feito a partir dos 40.
Com essa celeuma em mente, VEJA SAÚDE está realizando uma enquete especial com a colunista Fabiana Makdissi, do blog Sextou com a Doutora, que é médica mastologista e já foi diagnosticada com câncer de mama.
Participe e nos ajude a entender como anda a adesão das brasileiras à mamografia.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de VEJA SAÚDE, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja, Claudia e Superinteressante.