Dasa oferece novas vacinas contra gripe, HPV e herpes-zóster
Mais atualizadas, elas garantem até 90% de eficácia e podem ser aplicadas nas unidades de medicina diagnóstica da rede, in company ou atendimento móvel

A vacinação é considerada uma das maiores conquistas da saúde nos últimos séculos.1 Manter a imunização em dia garante ao organismo mais mecanismos de defesa. Além disso, a adesão da população à vacinação é importante porque reduz a circulação dos mais diversos vírus. Trata-se de um pacto coletivo, que é celebrado e reforçado na Semana Mundial da Imunização (24 a 30 de abril), mas deve ser lembrado durante o ano inteiro.2
O Programa Nacional de Imunizações do Brasil é um dos mais modernos e completos do mundo, oferecendo vacinas para diferentes faixas etárias. Entretanto, a saúde pública segue uma agenda preestabelecida, que não comporta todas as idades e condições ao mesmo tempo. No âmbito privado, porém, os imunizantes são disponibilizados para todas as pessoas, de acordo com a indicação.
A vacina contra a gripe – cuja campanha acontece todos os anos, a partir do primeiro trimestre – é um exemplo disso. A versão quadrivalente, composta por dois subtipos de Influenza A e dois subtipos de Influenza B, proporcionando maior proteção do que o imunizante encontrado no sistema público, é oferecida nas unidades de medicina diagnóstica da Dasa, maior rede de saúde integrada do Brasil.
Também nas unidades da Dasa, empresa privada que mais vacina no país, é possível encontrar a Efluelda, grande novidade em vacinação para gripe com foco em pessoas a partir de 60 anos. “Ela tem quatro vezes mais antígenos para o H1N1 e H3N2 do Influenza A e para as variantes Victoria e Yamagata do Influenza B, com 24% a mais de eficácia”, conta o dr. Alberto Chebabo, infectologista do laboratório Sérgio Franco, no Rio de Janeiro, pertencente à Dasa.

Vacinas mais completas e atualizadas
Há imunizantes atualizados também para proteger de outras doenças. A dra. Maria Isabel de Moraes Pinto, infectologista do Delboni, marca que também pertence à Dasa, em São Paulo, conta que já disponibilizam a nova vacina nonavalente contra o HPV, que protege dos sorotipos 6, 11, 16 e 18 (já presentes na quadrivalente) e imuniza também contra cinco outros sorotipos – 31, 33, 45, 52 e 58.
“A nonavalente imuniza contra 90% dos sorotipos de HPV que causam câncer de colo uterino. É importante dizer que quem ainda não tomou nenhuma vacina de HPV pode se vacinar mesmo que já tenha tido uma infecção”, afirma a especialista.
Outro destaque fica por conta da vacina recombinante e inativada contra herpes-zóster, uma manifestação tardia do vírus causador da catapora. O novo imunizante, já disponível no Brasil, tem 90% de eficácia – o anterior chegava a 50%. Ele é indicado para pessoas com mais de 50 anos e para aquelas com mais de 18 que tem um risco aumentado de desenvolver a doença, como as imunossuprimidas. Maiores de 50 anos não precisam apresentar pedido médico para tomar a vacina nos laboratórios da Dasa.

A Dasa é a empresa que mais vacina no Brasil: são mais de 140 unidades vacinais, além das modalidades In Company (vacinação nas empresas) e Saúde Até Você (em atendimento móvel). Para se imunizar nas unidades, não é necessário agendamento. Quem quiser tomar a vacina em casa basta agendar pelo site ou por telefone.
A vacina influenza (gripe) quadrivalente para a população geral está disponível nos laboratórios Delboni, Salomão Zoppi e Lavoisier (SP); Sérgio Franco, Lâmina e Bronstein (RJ); Alta Diagnósticos (SP e RJ); além de São Marcos e Lustosa (MG); Exame (DF); Frischmann Aisengart, São Camilo e Santa Luzia (Região Sul); e Leme, Image e Cerpe (Nordeste).
Já a vacina Efluelda, para pessoas com 60 anos ou mais, está disponível nas marcas Alta Diagnósticos (SP e RJ), Delboni (SP), Lavoisier (SP), Sérgio Franco (RJ), Lâmina (RJ), Leme (BA), Cerpe (PE), Frischmann Aisengart (PR), Santa Luzia (SC), São Marcos (MG) e Exame (DF).
Referências:
- Fiocruz. Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente. Semana Mundial de Imunização 2022. Disponível em: https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/atencao-crianca/semana-mundial-de-imunizacao-2022/.
- Ministério da Saúde. Biblioteca Virtual em Saúde. “As vacinas nos aproximam”: 24 a 30/4 – Semana Mundial de Imunização. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/as-vacinas-nos-aproximam-24-a-30-4-semana-mundial-de-imunizacao/
Para saber mais, acesse: www.dasa.com.br.