O aumento na incidência de viroses respiratórias acendeu o sinal de alerta. Mas não é preciso esperar o contato com os patógenos para se mexer. Pelo contrário!
Quando houver vacina aprovada e distribuída para quaisquer dessas encrencas, a prudência manda tomá-la. Tanto para a gripe como para
a Covid-19, não há meio mais eficiente de evitar complicações pelas infecções transmitidas em gotículas de saliva, tosse e espirro.
O bacana é que a audiência de VEJA SAÚDE está antenada nisso. Mais de 70% dos participantes da última enquete disseram já ter tomado a vacina anual contra o influenza e outros 17% já colocam a imunização em seus planos.
Com essa medida, eles estão defendendo a si, a família e a comunidade, uma vez que ajudam a cortar o ciclo de transmissão viral. As vacinas contra gripe estão disponíveis tanto na rede pública como na privada.
Se tiver qualquer dúvida, converse com seu médico e garanta a picada.
Palavra do leitor
Raras vezes li uma reportagem sobre alimentação tão bem-feita e oportuna como essa assinada pela jornalista Ingrid Luísa [sobre a matéria de capa Da Teoria ao Prato, da edição 502, publicada em abril].
Patrícia Jaime, nutricionista e professora da USP, via X (ex-Twitter)
Reportagem bem completa da VEJA SAÚDE. Para quem quiser ter um panorama sobre os debates na área de alimentação no Brasil hoje, vale a leitura!
Marcello Fragano Baird, via X (ex-Twitter)
A Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (Sban) não endossa a classificação Nova [que divide os alimentos por grau de processamento], pois reconhece que ainda há diversos questionamentos a respeito. Nosso discurso sempre foi de que não existem alimentos bons ou ruins, e não é o processamento que determina a qualidade do alimento, mas, sim, seu perfil nutricional. Nem todos os
alimentos industrializados são ricos em açúcar, gordura e sódio. A Sban valoriza a comunicação entre agências regulatórias, profissionais e público leigo.
Lara Natacci, nutricionista e diretora da Sban, por e-mail
+Leia também: 5 pontos para entender a relação entre ultraprocessados e doenças crônicas
Assine a newsletter
Cadastre-se gratuitamente no site e passe a receber, toda semana, uma seleção de artigos, matérias e vídeos do ecossistema de VEJA SAÚDE diretamente na sua caixa de e-mails. Assim você não perde nada de relevante publicado na revista ou no portal.
Conteúdo quente
Quem nos acompanha deve ter reparado que VEJA SAÚDE intensificou a produção de conteúdos digitais que esclarecem temas em evidência em medicina, nutrição, saúde mental etc. Então fique ligado no site e desfrute de explicações e comentários sobre os problemas e as tendências da vez.
Podcast no ar
Os episódios do nosso novo programa, feito em parceria com o hub Olhar da Saúde, estão disponíveis no site e em plataformas como o Spotify. Sob o comando do médico e colunista Carlos Eduardo Barra Couri, trazemos toda semana um entrevistado diferente para debater assuntos em alta.
Em Primeira Pessoa
O blog que dá voz a pacientes, familiares e ativistas está ganhando ainda mais visibilidade. Nesse espaço, pessoas compartilham suas vivências, vitórias e desafios diante dos mais diversos tipos de problema de saúde. Uma forma de mobilizar atenção e cuidado para quem precisa deles.