PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Conexão: opinião e novidades no ecossistema de VEJA SAÚDE

Na enquete do mês, você ficará sabendo se o brasileiro tem o costume de fazer exames contra o diabetes

Por Da Redação
22 Maio 2022, 11h34
Foto de glicosímetro em fundo amarelo
 (Foto: Volodymyr Bushmelov/Getty Images)
Continua após publicidade

Você já fez um exame para saber se tem diabetes?

A maioria dos participantes da enquete passou por esse check-up, mas é significativo o número de pessoas que nunca fizeram um teste

Foto de glicosímetro em fundo amarelo
(Foto: Volodymyr Bushmelov/Getty Images)

A investigação com exames para descobrir se você tem diabetes (ou pré-diabetes) deve ser individualizada. A Associação Americana de Diabetes recomenda o rastreio da doença a partir dos 35 anos, independentemente do estado de saúde. Havendo casos na família, fatores como excesso de peso ou sintomas suspeitos, o check-up deve começar antes.

É possível apurar se o indivíduo tem diabetes por meio de exames de sangue. Os principais são a glicemia de jejum e a hemoglobina glicada — esta faz um balanço de como os níveis de açúcar no sangue se comportaram ao longo dos últimos três meses. Se necessário, o médico pode solicitar, ainda, um teste de tolerância à glicose.

Esses são métodos largamente disponíveis e importantes para detectar uma doença que atinge milhões de brasileiros. Quanto antes se faz o diagnóstico e se inicia o plano terapêutico, melhores as chances de controle e menor o risco de complicações.

Continua após a publicidade

Palavra do Leitor

Tenho acompanhado as edições e notado que vocês fazem cada vez mais reportagens sobre a importância de comermos mais alimentos de origem vegetal. No início, achei que fosse modismo, mas agora compreendi por que esse comportamento é tão impactante para a saúde e o mundo à nossa volta.
Clarice Fernandes,
por e-mail

No artigo publicado no Com a Palavra da edição número 476 [Por Que o Brasil Virou o País da Cloroquina?], vocês criticam o “kit covid” por ser anticientífico, mas não vão atrás de pessoas que usaram e foram curadas. Como isso é possível se conheço pessoas com sintomas da doença que foram curadas e postos de saúde receitam o kit?
Marcelo Toneto,
por e-mail

Parabéns pelas reportagens! Tomara que a ciência seja ainda mais rápida na descoberta de vacinas daqui pra frente.
José Sérgio da Silva,
via Facebook

E ainda não descobriram nenhuma forma de impedir que isso ocorra [sobre artrose, tema de matéria na última edição]. Há necessidade de investir em pesquisas para descobrir como evitar o surgimento da doença.
Jeane Friedel,
via Instagram

Continua após a publicidade

Errata

  • Diferentemente do que foi publicado no conteúdo sobre remédios contra a Covid-19 da última edição da revista, o antiviral molnupiravir é produzido e comercializado pela farmacêutica MSD.
  • E, na reportagem de capa sobre diabetes, a informação correta sobre a insulina com análogo de GLP-1 do laboratório Novo Nordisk é que ela está disponível no Brasil desde 2018, e não desde o ano passado, como mencionado.

Para respirar melhor

Temos um colunista dedicado a esclarecer o que pode ser feito para melhorar a saúde dos pulmões e combater doenças e situações que ameaçam a saúde respiratória. Acompanhe o blog Respirar É Preciso, do pneumologista Elie Fiss, professor da Faculdade de Medicina do ABC.

Compartilhe essa matéria via:

Dúvidas e queixas sobre convênios?

As advogadas especialistas em direito à saúde Tatiana Kota e Renata Vilhena Silva monitoram o setor de planos de saúde e mostram o que pode e o que não pode ser feito dentro da cobertura de exames, tratamentos e procedimentos. Confira o blog
Seus Direitos na Saúde.

Continua após a publicidade

Variantes da Covid-19

Versões mutantes e subvariantes do coronavírus voltam a circular. Há motivo para preocupação? As vacinas nos blindam dessa ameaça? As medidas de prevenção seguem as mesmas? Nosso site produz semanalmente conteúdos a respeito desse fenômeno global.

BUSCA DE MEDICAMENTOS Informações Legais

DISTRIBUÍDO POR

Consulte remédios com os melhores preços

Favor usar palavras com mais de dois caracteres
DISTRIBUÍDO POR

Sugestões de leitura

Você já deve ter percebido que a redação de VEJA SAÚDE adora um livro. Pois, embalados pelos lançamentos do mercado editorial, resenhamos e indicamos obras sobre ciência, medicina, alimentação, sustentabilidade e saúde pública. Aproveite e monte sua biblioteca.

Busca de remédios

Nosso site traz, em parceria com a Farmaindex, uma ferramenta de busca de medicamentos que permite checar a disponibilidade e o preço dos remédios fornecidos pelas principais redes de farmácia do Brasil. Basta digitar — no espaço do buscador na home ou dentro dos conteúdos — o nome comercial ou do princípio ativo da medicação.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.