saudeLOGO Created with Sketch.

Como o colesterol forma placas de gordura nos vasos?

Entenda como altas taxas dessa substância ajudam a entupir as artérias e, assim, favorecer infarto e AVC

Tudo começa com uma pequena lesão no endotélio, uma capa celular que reveste as paredes internas dos vasos sanguíneos. Arranhões assim são causados por algum contratempo: uma subida da pressão, glicose em alta, componentes do cigarro… E devagarinho, silenciosamente, viram um drama capaz de disparar as sirenes de ambulâncias em socorro de um número cada vez maior de infartados no mundo todo. Porque é bem aí nesse machucadinho que começa a nascer a aterosclerose, as sinistras placas fomentadas pelo colesterol.

Leia também: Afinal, o que o colesterol faz no nosso corpo?

Rondando as fissuras, aparecem também os radicais livres, que, em quantidade exagerada, acionam reações químicas e interagem com o sempre perigoso LDL, o colesterol ruim. Alertadas de que tem algo errado acontecendo, as células de defesa correm para o ponto atacado do endotélio para defender aquele território. Essa ação desencadeia uma inflamação. É justamente a abundância dessas células defensoras e do LDL oxidado que dá início à formação das placas.

Leia também: Existem problemas de saúde que pioram as taxas de colesterol?

O HDL bem que faz sua parte, tentando extrair e levar esses trombolhos novamente para o fígado. Mas, se ele estiver em número menor, é covardia: perde a luta e o LDL avança sem dó. Ou seja, ao longo dos anos cria mais e mais camadas, congestionando o trânsito sanguíneo. Essas placas no meio do caminho podem ter consistência mole – nesse caso, se rompem mais facilmente, causando o infarto. Há também as que são menores e mais durinhas, calcificadas e cheias de colágeno. Aí, se não chegam a entupir totalmente a artéria, dificultam bem a passagem do líquido vermelho: basta algum esforço físico para a pessoa sentir aquela dor insuportável, a angina. Que sufoco!

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s