As lentes de contato estão ficando mais modernas, versáteis, seguras e democráticas. Mostra disso foram alguns lançamentos apresentados na Expo Abióptica, a principal feira do setor no Brasil, país em que 2 milhões de pessoas usam esse produto no dia a dia. Veja a seguir os destaques selecionados pela SAÚDE:
Lente para gaus altíssimos
A CooperVision inventou os primeiros produtos que atendem grandes falhas de visão, como -20 graus de miopia e -20 graus de hipermetropia. O máximo que se tinha até agora eram -12 graus.
Uma opção mais confortável
A Alcon trouxe lentes de silicone que permitem a entrada de mais oxigênio nos olhos. Isso previne futuros problemas oftalmológicos e dá muito mais conforto ao usuário.
Lente de contato que protege contra o sol?!
A Johnson & Johnson conseguiu a aprovação nos Estados Unidos das primeiras lentes de contato que escurecem em lugares iluminados — é a tecnologia Transitions, já utilizada em alguns óculos.
Como será o amanhã
Abaixo, você confere tecnologias ainda em estudo, mas que podem chegar ao mercado em breve.
Fim da picada: o Google desenvolveu uma lente que mede a glicose no organismo. A novidade facilitaria muito o controle do diabetes, que pode exigir picadas no dedo para colher gotas de sangue.
Sem erro no tom: experts da Universidade de Birmingham, na Inglaterra, trabalham para inserir pigmentos em lentes. Assim, corrigiriam falhas na visualização de cores típicas do daltonismo.
Informação diretamente nos olhos: outras gigantes de tecnologia, como Apple e Samsung, já patentearam versões que tiram fotos, gravam vídeos… E mais: exibem notificações de e-mail e mensagem direto nos globos oculares!
Regras de ouro na hora de usar as lentes de contato
- Na hora da compra, obedeça as orientações de seu oftalmologista.
- Limpeza é fundamental: lave bem as mãos antes de colocar ou retirar as lentes.
- Não as utilize se estiver com os olhos vermelhos ou irritados. Vá ao médico antes.
- Tome cuidado extra com elas ao fazer exercícios e durante as viagens à praia.
- A higienização das lentes deve sempre ser feita com produtos específicos.
- Respeite o prazo de validade indicado pelo fabricante na embalagem.
- Faça faxina no estojo e troque o recipiente se ele estiver sujo, riscado ou amassado.
- E não se esqueça: nunca vá dormir com as lentes de contato nos olhos.
Fontes: Bruno Marconi, gerente de marketing da Coopervision; Gerson Cespi, gerente-geral da Coopervision; António Mendes, Diretor da Vision Care Alcon