saudeLOGO Created with Sketch.

A real importância de escolher o calçado certo na terceira idade

Novo estudo adverte: pessoas mais velhas que usam tênis e sapatos inadequados correm riscos que vão além das quedas

Se o envelhecimento pode limitar por si só movimentos e reflexos na base do corpo, que dirá se os calçados não colaboram? Pois uma investigação da Universidade da Corunha, na Espanha, revela que 83% dos idosos de um grupo avaliado usavam sapatos inadequados. Segundo os pesquisadores, isso chega a afetar consideravelmente a saúde, aumentando o risco de deformidades nos dedos, joanete, mobilidade reduzida, tombos, além de dor crônica e distúrbios emocionais.

“Com o avançar da idade, os pés perdem elasticidade e sofrem atrofia muscular, o que determina menos poder de adaptação aos calçados e maior suscetibilidade a dores e calosidades”, explica Túlio Fernandes, ortopedista do Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista. “Chinelos com salto plataforma e sandálias de velcro, por sua vez, são boas alternativas”, indica o ortopedista Marco Antonio Ambrósio, do Hospital Samaritano de São Paulo.

 (Ilustração: Rodrigo Damati/SAÚDE é Vital)

Quer receber uma dose semanal de SAÚDE no seu e-mail? Então assine nossa newsletter — é grátis e fácil. Basta clicar aqui.