Não é só depois: o ideal é limpar aparelhos da academia antes de usá-los
Eles são terrenos férteis para microrganismos. Uso de álcool 70% ajuda a prevenir doenças

Seja em academias menores ou de franquias, é comum ver pessoas carregando uma toalha nos ombros. E, em teoria, também deveria haver um frasco de álcool próximo aos aparelhos. Não é à toa: almofadas e máquinas podem ser um terreno fértil para micro-organismos que transmitem doenças, e a higienização adequada é altamente recomendada.
Usados por muitas pessoas, quentes e úmidos pelo suor, os equipamentos compartilhados na academia podem ser contaminados pelas secreções de quem os utiliza e pela disseminação de microrganismos pelo ar após espirrar ou tossir. Para proteger a si mesmo e aos demais frequentadores, o indicado é higienizar antes e depois do uso de cada máquina.
Mas tenha em mente: desinfecção não é apenas uma espanada na poeira. É preciso utilizar álcool para destruir os microrganismos que estão se proliferando na superfície.
+Leia também: Álcool em gel ou spray: qual é o melhor?
Posso ficar doente usando equipamentos de academia?
Sim. Sem a higienização adequada, os micro-organismos podem permanecer ativos por horas ou até dias, dependendo do patógeno e das condições do ambiente na academia.
A possibilidade de se infectar depende muito do tipo de patógeno e da maneira como ele invade o corpo. No caso das bactérias, o maior perigo são aquelas que causam doenças de pele. Para aquelas que provocam outros problemas de saúde, sua simples presença não necessariamente é um problema, mas lesões cutâneas podem servir de porta de entrada para que elas provoquem problemas internos.
Mesmo assim, a higienização é necessária por conta de outros agentes que levam a encrencas na saúde: os vírus.
Pesquisas relatam o crescimento de vários tipos de vírus nesses locais, sejam eles causadores de doenças respiratórios ou intestinais.
Nesse caso, uma grande fonte de contaminação está em equipamentos que entram em contato direto com as mãos, como um halter ou partes móveis de máquinas. Ao encostar em uma superfície contaminada e levar a mão à boca, olhos ou nariz na sequência, pode ocorrer o contágio, a depender do vírus.
+Leia também: Falta de higiene e de orientação enfraquece academias
Infecções de pele
O suor deixado nos equipamentos pode ajudar a criar um lar confortável para micro-organismos causadores de problemas cutâneos, como o Staphylococcus aureus, que pode provocar um abscesso eritematoso sensível, celulite ou ambos.
A bactéria existe naturalmente no corpo humano, mas se torna problemática quando entra em contato por lesões como cortes, espinhas e furúnculos, podendo infeccionar.
Por isso, sempre limpe todos os equipamentos antes e depois do uso com álcool 70% dentro da validade. Evite colocar as mãos no nariz, boca, olhos e ouvidos.
Cuidado em outros ambientes da academia
A limpeza dos equipamentos antes e depois do uso acaba sendo uma responsabilidade individual, mas frequentadores de academias também podem se contaminar em outra área que não conseguem higienizar: os banheiros.
Micoses cutâneas, causadas por fungos, e o impetigo, de origem bacteriana, podem ser contraídas nesses ambientes de uso comum. Outra vez, a dica aqui é lavar bem as mãos após encostar nas superfícies, e evitar o contato direto de outras partes do corpo com bancos ou pisos contaminados, fazendo uso de toalhas e chinelos trazidos de casa como uma “barreira”.
Boas práticas de higiene na academia
- Pergunte se a academia tem rotina de limpeza diária;
- Faça a desinfecção com álcool 70% antes e depois do uso dos equipamentos;
- Mesmo que a academia tenha álcool 70%, é preferencial que esteja com identificação e data de validade. Por isso, é uma boa ideia levar o seu;
- Após o treino, opte por higienizar também as mãos com água e sabão;
- Se possível, utilize uma toalha entre você e o equipamento, visto que o contato diretamente com a pele favorece riscos;
- Não compartilhe objetos pessoais e higienize a toalha utilizada;
- Mantenha todos os cortes e arranhões limpos e cobertos com um curativo até cicatrizarem;
- Quando possível, tome banho imediatamente após o exercício. Se for o fizer na academia, use sempre chinelos e toalha próprios.
- Evite contato com secreções, suor e sangue de outras pessoas.