Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Por que bebês com menos de 6 meses não devem tomar a vacina da gripe

A campanha de vacinação inclui crianças de 6 meses a 5 anos incompletos. Mas por que não envolve os recém-nascidos?

Por Theo Ruprecht
Atualizado em 17 mar 2021, 17h42 - Publicado em 6 Maio 2019, 09h40
bebes devem tomar a vacina da gripe?
Antes dos 6 meses de vida, os pequenos não devem receber a vacina da gripe. (Foto: Dimitris66 / IStock / Ilustrações: Erika Vanoni/SAÚDE é Vital)
Continua após publicidade

A recomendação é clara: crianças de 6 meses a 5 anos incompletos devem tomar a vacina da gripe na campanha nacional. Mas mesmo as meninas e os meninos mais velhos podem se imunizar na rede privada. Já os bebês pequeninos, nem isso. Por quê?

“Não temos estudos específicos para essa faixa etária, que é naturalmente um pouco mais frágil e está com o sistema imune no começo do desenvolvimento”, explica o pediatra Juarez Cunha, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim). Ou seja, embora a vacina seja muito segura para o restante da população, não dá para cravar o mesmo nesse subgrupo.

Mas há um jeito simples de proteger essas crianças: vacinar as gestantes e as puérperas (mulheres que acabaram de dar à luz). Ao receber a injeção, a mãe produz anticorpos contra os vírus da gripe, que então são repassados ao recém-nascido. Não à toa, as duas turmas integram o público-alvo da campanha.

Além disso, os médicos pedem para as pessoas que convivem com o bebê também se imunizarem. Isso cria uma barreira de proteção em que o vírus nem sequer entra em casa.

Outra coisa: evite grandes aglomerações nos primeiros seis meses de vida da criança. E peça a quem a visitar lavar as mãos com frequência, principalmente nos meses mais frios do ano, em que o vírus influenza circula com maior intensidade.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.