Você já se perguntou por que a duração da gravidez é contada em semanas, em vez de meses? Convencionalmente, a idade gestacional é calculada em semanas porque, assim, pessoas grávidas e profissionais da saúde conseguem avaliar o estágio da gestação de forma mais precisa.
Enquanto, um mês pode ter 28, 30 ou 31 dias, a duração das semanas é fixa. Além disso, o feto passa por mudanças muito rápidas – que podem ser vistas a cada semana.
A idade gestacional, aliás, é uma medida da duração da gravidez. A contagem começa na data de início da última menstruação.
A informação é importante não só para estimar a data do parto mas para fazer um acompanhamento pré-natal adequado, já que determinados exames devem ser feitos em cada etapa da gestação.
+Leia também: 11 coisas que acontecem com o corpo da mulher na gestação
Como calcular a idade gestacional?
A idade gestacional pode ser calculada com diferentes ferramentas, a qualquer momento da gravidez.
O ultrassom – transvaginal e transabdominal – é a forma mais precisa para avaliar a idade gestacional, principalmente no primeiro trimestre. O ideal é fazer o cálculo a partir de um ultrassom realizado no intervalo de 9 a 13 semanas e seis dias.
Outra forma de calcular a idade gestacional é com a data da última menstruação. É um método acessível e de baixo custo, mas bastante impreciso, em especial quando o ciclo menstrual não é regular.
Com a data da última menstruação, conta-se a quantidade de dias que passaram desde então e se divide o total por 7. O valor inteiro resultante corresponde às semanas, e o resto, aos dias da gestação além disso.
Qual a melhor calculadora gestacional?
De forma geral, o que médicos obstetras e ginecologistas fazem é avaliar tanto a idade obtida com o ultrassom quanto a data da última menstruação. Quando os dois métodos informam idades gestacionais divergentes, uma tabela é utilizada para encontrar o número mais próximo.
Se a gravidez tem origem em técnicas de fertilização in vitro (FIV) e outros métodos de reprodução assistida, o cálculo da idade gestacional parte da data de transferência e a idade do embrião.
Em casos de sangramento vaginal e de placenta prévia (ou placenta de inserção baixa), o ultrassom transvaginal não é recomendado.
Para ter segurança e acompanhamento correto, o ideal é realizar o pré-natal desde a descoberta da gestação.
Marcos importantes da idade gestacional
A idade gestacional também permite saber em que fase do desenvolvimento o feto se encontra. Assim, é possível diagnosticar problemas no crescimento fetal, identificando quando o bebê é pequeno ou grande demais para idade gestacional, bem como saber quando o parto é prematuro.
Alguns marcos importantes do desenvolvimento da gestação são contados em semanas:
- Entre a sexta e sétima semanas, é possível escutar os batimentos cardíacos do embrião em um ultrassom;
- Após a oitava semana, é possível fazer o exame de sexagem fetal;
- Na décima semana, exames pré-natais importantes – que detectam algumas síndromes genéticas – são recomendados;
- Na décima segunda semana, o feto está formado;
- A partir da 17º semana, o bebê pode começar a se mover;
- Sintomas de pré-eclâmpsia podem ser percebidos a partir da 20ª semana – é importante informar o médico;
- Na 27ª semana, o cérebro, os pulmões e o sistema digestivo do bebê estão formados, mas ainda em crescimento;
- O trabalho de parto que começa antes da 37ª semana é considerado prematuro;
- O parto ocorre entre a 38ª e a 42ª semanas de gravidez.