Clique e assine com até 72% de desconto

7 pontos mais importantes para a saúde de crianças e adolescentes

Manifesto reúne as principais medidas que devem ser adotadas a fim de garantir o bem-estar dos mais de 60 milhões de brasileiros com até 19 anos

Por Vand Vieira Atualizado em 14 fev 2020, 18h23 - Publicado em 10 out 2017, 15h39

Crise econômica. Poucas vezes se falou tanto sobre esse assunto quanto agora. E é com base nesses debates acalorados que a Sociedade Brasileira de Pediatria acaba de divulgar tópicos que seus membros consideram fundamentais para o desenvolvimento de crianças e adolescentes.

  • O posicionamento alerta para o impacto do cenário atual no bem-estar dos brasileirinhos, além de sugerir melhorias em campos como direitos humanos, segurança pública e relações familiares. Abaixo, listamos as que estão diretamente ligadas à saúde. Confira:

    1. Na rede pública, a quantidade de leitos de internação deve ser suficiente para atender à demanda de crianças e adolescentes.

    2. Medicamentos e outros insumos essenciais para um bom atendimento em hospitais, postos de saúde e afins precisam estar à disposição.

    3. Pais ou responsáveis têm de manter o calendário de vacinação dos filhos em dia.

    Continua após a publicidade

    4. Pediatras são os protagonistas da assistência a crianças e adolescentes.

    5. Amamentação, alimentação saudável, atividade física e outros bons hábitos devem ser incentivados por meio de campanhas de conscientização, criação de espaços e suporte profissional.

    6. Questões de segurança infantojuvenil precisam estar entre as prioridades para evitar mortes, acidentes, traumas e exploração.

    7. Ao ver televisão ou navegar na internet, crianças e adolescentes devem ser protegidos de conteúdos sexuais, violentos ou impróprios.

    O que achou desses tópicos? Dê sua opinião!

    Continua após a publicidade
    Publicidade