Quando os condimentos devem ir para a panela
“Como regra geral, especiarias moídas e ervas, tanto secas como frescas, jamais devem ser submetidas diretamente ao fogo ou à torra”, informa Marcelo Nastari, proprietário da loja Grão-Vizir Masalas e Especiarias, em São Paulo.
Isso levaria não só à perda de eventuais benefícios à saúde como faria a riqueza de sabor e aroma virarem, literalmente, fumaça. “Sem falar no risco de a receita amargar”, completa Nastari.
Ele sugere incluir esses ingredientes do meio para o fim do preparo. Uma exceção diz respeito à marinada – a ideia é que ocorra a troca de sucos internos da carne com os temperos. Já as especiarias inteiras podem entrar no início da receita, para que seus óleos essenciais sejam liberados.
Fontes: Andréa Esquivel, nutricionista do Centro de Diagnóstico em Gastroenterologia, em São Paulo; Marcelo Nastari, proprietário da loja Grão-Vizir Masalas e Especiarias, em São Paulo; Gabriela Maia, nutricionista clínica, do Rio de Janeiro; Roseli de Sousa Neto, bióloga e professora de Tecnologia em Gastronomia do Centro Universitário Senac, em Campos do Jordão (SP); Sabrina Jeha, herborista do Sabor de Fazenda, em São Paulo; Lenita Haber, analista de transferência de tecnologia da Embrapa Hortaliças; e Fernanda Sakurai, nutricionista clínica, de São Paulo.