Inverno: Revista em casa a partir de 10,99
Imagem Blog

Tome Ciência!

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A ciência faz toda a diferença para salvar vidas e proteger nossa saúde. Entendê-la é preciso. A jornalista Chloé Pinheiro e cientistas convidados se debruçam sobre os bastidores dos estudos e das políticas públicas para trazer notícias e reflexões exclusivas

Os esforços da Fiocruz para combater a desinformação sobre vacinas

Projetos da entidade visam treinar a própria população para informar sobre a importância dos imunizantes na Paraíba e no Amapá

Por Chloé Pinheiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
28 mar 2023, 13h10
lurdinha maia
A médica Lurdinha Maia, da Fiocruz, coordenou o Programa Nacional de Imunizações no passado e hoje se preocupa com a situação da vacinação no país  (Pedro Belo / VEJA Saúde/SAÚDE é Vital)
Continua após publicidade

Na última reportagem de capa da Veja Saúde, A batalha pela vacinação, escrevi sobre a dramática situação das coberturas vacinais no Brasil, que nunca estiveram tão baixas. Todas as vacinas infantis estão abaixo da meta e, hoje, o país é um dos dez com mais crianças desprotegidas no mundo.

Como explico no texto, há muitos motivos para isso. O que mais atrapalha a vacinação, de fato, são as dificuldades no acesso, a falta de investimento no SUS e a ausência de campanhas de comunicação nos últimos anos.

Entretanto, cresce entre os especialistas a preocupação com a hesitação vacinal e o peso da desinformação na decisão de se vacinar ou não. Com tantas informações falsas e distorcidas rolando sobre a Covid-19, a confiança nas outras doses pode ser abalada.

E aí, na hora de tomar a picada, o medo parece ser maior do que o benefício, ainda mais quando não vemos mais essas doenças (por enquanto, visto que elas estão à espreita e algumas até já retornaram ao nosso território).

Dentro de um cenário tão complexo, a Fiocruz desenvolveu, em parceria com a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), o projeto Pela Reconquista das Coberturas Vacinais (PRCV).

No ano passado, os dois únicos estados a atingirem a meta de cobertura da dose contra a poliomielite foram Paraíba e Amapá, os primeiros a receber o PRCV.

Continua após a publicidade

Além das ações diretas na sala de vacinação e no apoio aos municípios em suas ações, o PRCV tem um eixo que logo me chamou atenção, o de comunicação e educação.

São dois projetos já em execução pela entidade. Um deles, o Jovens Repórteres, tive o prazer de acompanhar pessoalmente em João Pessoa/PB.

Jovens de nove comunidades da capital paraibana foram selecionados para receber treinamento em produção de conteúdo audiovisual sobre vacinas com o celular.

A ideia é que eles próprios falem sobre a importância das vacinas em seus grupos sociais. Ou seja, furar a “bolha” de desinformação com quem já está na bolha.

Continua após a publicidade

A ação aconteceu em parceria com a Central Única das Favelas (Cufa). Veja no vídeo como foi:

O jornalista Pedro Belo, que me acompanhou nessa viagem, também fez algumas fotos, que separamos na galeria abaixo. Para visualizar, clique nas imagens e arraste para o lado com o cursor do mouse ou o dedo.

Continua após a publicidade

Teatro para sensibilizar povos indígenas

A mais de 2 mil quilômetros de João Pessoa, em Oiapoque, no Amapá, o PRCV realizou o Teatro Maihui, uma imersão de jovens indígenas da região em técnicas teatrais, com a metodologia participativa do Teatro do Oprimido, criada pelo brasileiro Augusto Boal.

A ação também tem o objetivo de sensibilizar as comunidades locais sobre a importância da imunização, mas dessa vez por meio da arte. Foram 10 dias de trabalho com os indígenas.

Por conta da distância e das dificuldades no acesso, não conseguimos ir até lá, mas o pessoal da Fiocruz nos enviou imagens bacanas, que divido a seguir com vocês. Para visualizar, clique na foto e arraste para o lado com o cursor do mouse ou o dedo:

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA DE INVERNO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.