Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99
Imagem Blog

O Fim das Dietas

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Antonio Lancha Jr, professor expert em atividade física e nutrição da USP e autor de livros como "O Fim das Dietas", ensina como emagrecer sem cair em promessas furadas

Foto ou balança: qual dos dois é melhor em notar se você engordou?

Nosso colunista explica que avaliação é mais confiável

Por Antonio Lancha Jr
18 nov 2024, 10h37
vigitel: obesidade aumenta
Mais brasileiros estão com problemas com a balança, segundo dados da pesquisa Vigitel. (Foto: iS/iStock)
Continua após publicidade

Com muita frequência, escuto pessoas dizendo: engordei, meu peso subiu na balança! Parafraseando a frase, fica a pergunta: será que a balança é o fiel da gordura?

Lembra daquela brincadeira de criança que perguntava: o que pesa mais, dois quilos de isopor ou dois quilos de ferro? Aqui temos a mesma história. A diferença entre a mesma massa de isopor e ferro é o volume. Assim, não dá para usar a balança para distinguir isopor de ferro.

A mesma lógica serve para pensar se a balança é útil para distinguir gordura de músculo. O que distingue fisicamente os dois é a densidade. Enquanto a densidade do músculo é de 1,1, a da gordura é de 0,9. Isso quer dizer que o volume da gordura é maior.

Com isso, a técnica de avaliação da composição corporal deve se basear em dois fatores: volume e massa. É o que fazemos quando medimos aquelas dobras corporais: estimamos a densidade corporal, que é igual a massa/volume.

Nesse sentido, tudo que avalia nosso volume corporal será mais preciso do que a balança. Nossas roupas e nossas fotos fazem isso.

Continua após a publicidade

+Leia também: Você tem obesidade? Conheça o novo cálculo que complementa o IMC

Avanços tecnológicos para avaliar a composição corporal

Um dos métodos de referência para esse tipo de análise é conhecido pelo termo DEXA (do inglês Dual-Energy X-ray Absorptiometry). O exame faz uma imagem de raio-x em duas dimensões avaliando sua área e, com seu peso, chega a um marcador de densidade.

A tecnologia de hoje permite, com precisão semelhante, usar fotos corporais para avaliar o volume corporal e, com o peso da balança, chegar à densidade. Como a densidade da gordura e do músculo são conhecidas, saberemos se esse corpo possui mais músculos ou mais gordura. O cálculo é feito com ajuda da inteligência artificial. 

Continua após a publicidade

Hoje. então, há boas técnicas disponíveis com menos exposição à radiação, que acontece no DEXA.

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp

Foto ou balança?

Respondendo então a pergunta inicial da nossa coluna, o espelho (ou uma foto) faria a melhor avaliação, usando a equação correta.

Continua após a publicidade

Mais uma vez, a inteligência artificial mostrando que pode ser muito útil no nosso dia a dia.

Na área da saúde, cada vez mais aplicativos e monitores são desenvolvidos a fim de auxiliar, não só o indivíduo comum, mas também profissionais da área da saúde na gestão e acompanhamento de seus pacientes.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.