Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99
Imagem Blog

O Fim das Dietas

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Antonio Lancha Jr, professor expert em atividade física e nutrição da USP e autor de livros como "O Fim das Dietas", ensina como emagrecer sem cair em promessas furadas

Emagrecer não precisa ser um sacrifício

Usar o termo para o emagrecimento sugere que ele foi uma benção divina pela nossa dor, mas não é bem assim que a coisa funciona

Por Antonio Lancha Jr
Atualizado em 29 abr 2025, 14h38 - Publicado em 29 abr 2025, 14h35
foto de quatro pares de pés de pessoas com meias em volta de uma balança
Perder peso pode ser desafiador, mas o benefício é grande (Foto: GI/Getty Images)
Continua após publicidade

Outro dia uma amiga me disse: “Não dá para emagrecer sem sacrifício“.

Como sou cientista, costumo desafiar crenças e conceitos antes de tê-los como certo. Assim, reflito sobre o significado de sacrifício.

Na Bíblia, no original em Hebraico, a palavra para “sacrifício” é korban (קרבן), que significa “aproximar-se”. Ela é derivada da raiz karev (קרב) que significa “aproximar”.

Sacrifício, na fé cristã, significa dar ao Senhor qualquer coisa que Ele requeira de nós em termos de tempo, bens e disposição para levar adiante a Sua obra. Nesse conceito, temos que o ato de sacrificar, deva ser abdicar de algo até que o desejo ou sonho se materializem.

Se colocarmos o objetivo de emagrecimento nesse escopo, teremos que o sacrifício, representa abrir mão de alguma coisa em prol de alcançar o corpo almejado.

Continua após a publicidade

Aí surge a dúvida: se houve esforço para alcançar esse corpo, entendemos que essa conquista é eterna? Se assim fosse, não adiantaria qualquer sacrifício, pois o corpo estaria eternizado em sua gordura. Ou seja, nem o corpo magro nem o corpo gordo são permanentes. Eles apenas refletem a forma como estamos vivendo.

Com isso, então, provoquei minha amiga dizendo: “Se o sacrifício é necessário para emagrecer, no conceito da palavra, emagreceríamos e, como dignos da benção divina, seguiríamos magro para a eternidade”.

Ela então respondeu: “Não, pois você precisa seguir merecendo!”

Continua após a publicidade

Com essa fala chegamos a um ponto em comum: para a manutenção do corpo que desejamos seria necessário o sacrifício constante. Foi então que a provoquei pela última vez. “Você acredita que esse sacrifício pode ter doses? Ou seja, ao invés de abrir mão da coxinha da padoca posso comer meia coxinha? E assim teria meia benção?”

+Leia mais textos da coluna O Fim das Dietas 

Depois de refletir e de diversas idas e vindas, ela disse: “Mas assim você vai levar mais tempo pra alcançar seu objetivo!”

Continua após a publicidade

“Certo”, respondi, “Então, sacrifício tem dose?” Ela então respondeu: “Sim, é o quanto você abre mão de algo em prol dos seus desejos.”

Esse diálogo mostrou à minha amiga que o termo “sacrifício” estava sendo empregado de forma equivocada no conceito de escolha. Ou seja, prefiro meia coxinha para emagrecer mais devagar e ter o prazer de continuar comendo esse alimento.

Usar o termo sacrifício para o emagrecimento coloca uma condição em que o emagrecimento foi uma benção divina pela nossa dor. Mas será que o emagrecimento não é um resultado da sua determinação, trazido como consequência da sua disciplina?

Continua após a publicidade

A primeira opção coloca você como distinto divino de uma benção, a segunda coloca você no controle da sua forma de gestão da sua saúde. Seja qual for sua escolha, que Deus o abençoe.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.