Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

O Futuro do Diabetes

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Carlos Eduardo Barra Couri é endocrinologista, pesquisador da USP de Ribeirão Preto e criador do Endodebate e do Diacordis. Aqui ele mapeia os cuidados e os avanços para o controle do diabetes
Continua após publicidade

Por que ainda não temos uma vacina contra o diabetes?

Podemos pensar em ter um imunizante contra o diabetes tipo 1 ou o tipo 2? Nosso colunista reflete sobre isso em tempos de espera pela vacina da Covid-19

Por Carlos Eduardo Barra Couri
22 dez 2020, 09h52
mulher recebendo vacina no braço
Desenvolvimento de imunizantes depende da identificação do agente causador da doença.  (Foto: Eduardo Svezia/SAÚDE é Vital)
Continua após publicidade

Na última semana, um paciente me perguntou no consultório: por que já existem várias vacinas para controlar a Covid-19 em tão pouco tempo e até hoje nada de vacina para o diabetes? É uma questão intrigante e que merece nossa reflexão.

O primeiro ponto a se considerar é que a Covid-19 é uma doença infecciosa cujo agente causador foi devidamente descoberto. A ciência conhece as características físicas, estruturais e genéticas do coronavírus e, com isso em mãos, foi possível planejar e desenhar vacinas. Em resumo, conhecemos a causa da doença.

O diabetes, para começar, não é uma doença só, mas um grupo de doenças. As versões mais comuns são o diabetes tipo 1 e o tipo 2. Este, de longe o mais prevalente, está ligado aos maus hábitos mais comuns nas últimas décadas: sedentarismo, dieta excessiva e desregrada, obesidade…

Além disso, o diabetes tipo 2 possui um grande componente hereditário, que ainda não conhecemos em detalhes. Não há um único gene envolvido com o problema, mas várias unidades do DNA associadas a ele.

Assim, como vamos mudar a carga genética de uma pessoa com tantos genes em jogo? Como vamos vacinar uma pessoa para comer menos? Ou, então, imunizá-la para se exercitar mais? Isso não existe.

Continua após a publicidade

Pensando agora no diabetes tipo 1, aquele que, desde o início, depende da reposição de insulina, o fato é que não conhecemos sua causa até hoje! Simplesmente não sabemos ao certo o motivo pelo qual o sistema imune das pessoas que desenvolvem a doença passam a agredir as células produtoras de insulina lá no pâncreas. Se não sabemos a causa, como podemos fazer uma vacina?

É por essas e outras que é tão difícil prevenir ou mesmo curar o diabetes. Mais e mais pesquisas são necessárias para entendermos melhor cada tipo de diabetes, suas causas e, assim, pensar se vacinas poderão ser úteis ou não nesse contexto.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.