Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Cuide da sua boca

Por Blog Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Profissionais do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo contam o que fazer para manter um sorriso bonito e saudável
Continua após publicidade

Tire suas dúvidas sobre o uso do fio dental

É melhor utilizar antes ou depois de escovar? Tem que recorrer a ele após toda refeição? Dentistas respondem as principais perguntas sobre o assunto

Por Dr. Marcelo Cavenague e Dr. Ricardo S. Jahn, dentistas*
6 nov 2019, 18h54
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Quando falamos em manter uma boa higiene bucal, a escovação é o primeiro passo que vem à cabeça. Apesar de esse hábito ser de extrema importância, não é a única atitude esperada para conservar um sorriso saudável. Outra medida básica é o uso do fio dental.

    Segundo pesquisa realizada em 2016 pelo Datafolha a pedido do Conselho Federal de Odontologia (CFO), 57% dos brasileiros utilizam fio dental. Destes, apenas 30% recorrem a ele mais de uma vez ao dia.

    Ainda grande parte da população negligencia o cuidado, por vezes sem ter a clareza que a falta dessa ação pode propiciar de uma simples cárie até mesmo doenças periodontais — que afetam a gengiva e o tecido de sustentação dos dentes.

    O fato é que muitas dúvidas chegam aos consultórios odontológicos sobre como usar o fio dental. Vamos procurar responder as principais questões.

    O fio dental deve ser usado em toda escovação?

    O fio tem a função de alcançar o espaço entre os dentes aonde nenhuma escova é capaz de chegar. Portanto, pode-se dizer que a higiene bucal só fica completa com a sua utilização. Escolher não usar o fio dental em uma ou outra sessão de higiene é escolher deixar sujas algumas partes dos dentes. Assim, o ideal é que ele seja empregado após cada refeição. No entanto, utilizá-lo ao menos uma vez ao dia já melhora (e muito!) a higiene bucal, de preferência antes de dormir, após a última refeição.

    Qual é o melhor tipo de fio para a limpeza?

    Não existe um produto ideal. A escolha envolve preferências pessoais ou recomendações profissionais, como um fio mais fino, mais liso ou coisas do tipo. Qualquer fio dental, quando bem usado, é eficiente.

    Continua após a publicidade

    Fio dental é a mesma coisa que a fita?

    Quanto à preferência entre fio ou fita dental, a única diferença entre os produtos é sua largura. A fita dentária, mais larga, abrange uma superfície maior no dente. Mas, aplicando a técnica correta, não há diferença entre o fio e a fita em eficiência na limpeza.

    Qual é a maneira correta de usar o fio dental?

    A pessoa deve colocar o fio com cuidado no espaço entre os dentes para que ele deslize em toda sua superfície lateral, inclusive na parte que é coberta pela borda da gengiva, fazendo leve pressão para que o atrito promova a remoção mecânica da placa bacteriana.

    É melhor passar o fio antes ou depois de escovar os dentes?

    No geral não faz diferença, a preferência pessoal é que manda. Porém, estudos recentes mostram que o ideal é que o fio seja utilizado antes da escovação.

    Crianças também devem usar?

    É aconselhado que o fio dental seja inserido na rotina de higiene bucal de crianças, sendo aplicado pelos próprios pais ou cuidadores até que o pequeno desenvolva coordenação motora e habilidade manual para realizar o procedimento sozinho.

    Continua após a publicidade

    Quem tem prótese pode usar o fio?

    O uso do fio dental também é importante para pessoas que têm próteses fixas. A única mudança é o método: como os dentes da prótese são unidos, é necessário usar acessórios específicos, como os passadores de fio, que são pequenas agulhas plásticas que permitem que o fio dental seja passado por baixo da prótese. Escovas interdentais também são úteis nessas situações.

    E quem tem aparelho fixo?

    Indivíduos com aparelhos fixos também podem utilizar ferramentas como o passa-fio e a escova interdental para auxiliar na higiene bucal. A escova pode ser um aliado muito útil, já que ela também alcança a linha da gengiva, complementando a limpeza com o fio.

    * Dr. Marcelo Cavenague e Dr. Ricardo S. Jahn são cirurgiões-dentistas e membros da Câmara Técnica de Periodontia do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.